Topo

OPINIÃO

André Rocha: 'Pode ser uma porta aberta para que o Flamengo acorde'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

28/11/2021 04h00

O Flamengo foi derrotado pelo Palmeiras por 2 a 1, ontem (27), em Montevidéu, no Uruguai, e acabou ficando com o vice da Libertadores. O resultado negativo gerou ecos no clube da Gávea logo após o apito final.

Na Live do Flamengo, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Rubro-Negro, André Rocha e Renato Maurício Prado analisaram os próximos passos que a cúpula deve dar. No próximo sábado, haverá eleição presidencial.

Em meio ao debate sobre mudança de treinador, André Rocha, colunista do UOL Esporte, apontou acreditar que as mudanças devem ser mais profundas, e citou outros cargos no departamento de futebol.

"Agora, ficar elucubrando sobre essas questões de treinador, Ceni ou Renato. A verdade é que o Flamengo tem de pensar em outro nível de treinador, comissão técnica, departamento médico, fisiologia e preparação física para 2022. Vai começar, provavelmente, uma nova gestão do Landim e isso tem de ser revisto. De repente, Flamengo hoje pode estar dando um passo atrás, perdendo um título, que é sempre ruim, uma derrota doída em uma final, mas pode ser uma porta aberta para que o Flamengo acorde. Uma vitória hoje poderia fazer com que a avaliação fosse de que estava tudo bem, e manter a estrutura para o ano que vem", apontou.

Em outro momento, ao analisar a partida, Rocha disse que o Palmeiras venceu o jogo por ter um treinador. "O Flamengo jogou parado no tempo. Era um time dos anos 90, início dos anos 2000, jogando na base da aleatoriedade, enquanto o Palmeiras jogou com um planejamento de jogo. Executou bem? Não executou bem porque não é um timaço, mas o Palmeiras tem treinador. Flamengo não tinha treinador e Palmeiras tem".

Renato Maurício Prado, também colunista do UOL Esporte, acredita que a pasta deve passar por uma grande reformulação, colocando em xeque, inclusive, a permanência de Marcos Braz, vice-presidente de Futebol.

"Não sei qual técnico será chamado, mas tem de ser estrangeiro. Isso está claro. Vou discordar quando diz que precisou perder para fazer a reformulação. Acho que a reformulação já estava decidida. Mesmo que tivesse ganhado, tenho a impressão que a decisão de reformular amplamente o departamento de futebol... Tem de ser reformulado todo, do goleiro ao ponta-esquerda. Não adianta mandar o Renato embora e continuar com o Tannure dirigindo aquele departamento médico competente. Não adianta mandar o Renato embora e continuar com a preparação física entregue a um amigo do Marcos Braz. Tenho séria dúvida se adianta continuar com o Marcos Braz", afirmou.

"O senhor Marcos Braz teve a chance de se livrar do Renato depois da eliminação na Copa do Brasil, e ele bancou o Renato. Bancou o Renato e hoje perdeu a final da Libertadores", completou.

A próxima edição da Live do Flamengo será na terça-feira (30), logo após a partida contra o Ceará, pelo Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.