PUBLICIDADE
Topo

Corinthians

Corinthians pode repetir 2018 ao não vencer fora de casa em todo o 2º turno

Gil lamenta chance perdida pelo Corinthians, em partida contra o Ceará - Kely Pereira/AGIF
Gil lamenta chance perdida pelo Corinthians, em partida contra o Ceará Imagem: Kely Pereira/AGIF

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

26/11/2021 04h00

Classificação e Jogos

O Corinthians pode terminar o segundo turno do Campeonato Brasileiro sem conseguir uma vitória sequer jogando fora de casa. Ontem (25), o time foi derrotado pelo Ceará e somou seu oitavo jogo seguido sem os três pontos como visitante. Resta apenas mais um compromisso fora da Neo Química Arena nesta temporada — contra o Juventude, na última rodada — e, em caso de uma nova derrota ou empate, o elenco igualará a marca negativa de 2018.

Naquele ano, o Corinthians flertou por meses com a queda para a Série B do Brasileirão e, pela única vez no sistema de pontos corridos, adotado em 2003, encerrou um turno sem ter conseguido uma vitória como visitante. Foram dez partidas com oito derrotas e dois empates, o que representa um aproveitamento de apenas 6% dos pontos disputados fora de Itaquera.

O cenário nesta temporada não é tão diferente assim. O time do técnico Sylvinho não vence fora de casa há oito partidas, tendo sido derrotado em cinco delas. O Corinthians empatou com Atlético-GO, Red Bull Bragantino e Internacional, totalizando 12,5% de tudo o que disputou longe de seus domínios neste segundo turno do Brasileirão.

O curioso da campanha é que, na primeira metade da competição nacional, o Corinthians foi o dono de um dos três melhores aproveitamentos como visitante, tendo registrado uma porcentagem de pontos ganhos que poderia colocá-lo entre os líderes da Série A. A última vitória aconteceu no dia 28 de agosto, quando a equipe bateu o Grêmio, em Porto Alegre.

Para não passar o turno em branco e repetir o que aconteceu em 2018, os comandados de Sylvinho precisam vencer o Juventude, no Alfredo Jaconi, na rodada final do Campeonato Brasileiro. O JEC briga pela sua permanência na elite do futebol nacional, enquanto o Alvinegro busca uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores 2022. O confronto em Caxias do Sul acontece no dia 9 de dezembro.

Corinthians