Topo

Agora gerente, Juan relembra título internacional do Fla sobre o Palmeiras

Ex-zagueiro Juan atua como gerente técnico no Flamengo - Alexandre Vidal/Flamengo
Ex-zagueiro Juan atua como gerente técnico no Flamengo Imagem: Alexandre Vidal/Flamengo

Leo Burlá

Do UOL, em Montevidéu (URU)

25/11/2021 20h12

Frio em campo, sereno também fora dele. O ex-zagueiro Juan pendurou as chuteiras no Flamengo, mas segue a serviço do clube e mantém a tranquilidade na voz mesmo próximo da decisão da Libertadores.

Como jogador, o rubro-negro não levantou o principal troféu continental, mas teve a chance de enfrentar o Palmeiras na final da Copa Mercosul de 1999. Na ocasião, viu uma equipe inferior tecnicamente levantar o caneco no antigo Palestra Itália.

Hoje gerente técnico do Fla, ele relembra com alegria a conquista e se diz realizado por poder escrever a história também fora das quatro linhas.

"Fico feliz por novamente representar o Flamengo em um momento histórico. Na Mercosul, pude contribuir dentro de campo. Agora, posso ajudar fora. Sou responsável por algumas áreas e processos para que nosso treinador tenha toda tranquilidade para trabalhar. Me preparei para isso e continuo aprendendo diariamente também, claro", disse ele ao UOL Esporte.

Juan (marcado) fez parte da campanha do Flamengo no título da Mercosul de 1999 - Ormuzd Alvez - 16.12.99/Folha Imagem - Ormuzd Alvez - 16.12.99/Folha Imagem
Imagem: Ormuzd Alvez - 16.12.99/Folha Imagem

Naquelas finais, Flamengo e Palmeiras fizeram jogos eletrizantes no Rio e em São Paulo. No Maracanã, vitória rubro-negra por 4 a 3. Na capital paulista, um empate por 3 a 3 selou a conquista rubro-negra.

"Aquela Mercosul foi definida em dois jogos inesquecíveis, de muito equilíbrio. Muitos torcedores ainda lembram com carinho daquele título, que foi muito importante pro Flamengo e até 2019 era o último internacional do clube. São duas camisas pesadas e acho que a final foi proporcional. Não tenho dúvidas de que a final da Libertadores também será premiada com um grande jogo", afirmou ele.

Para exercer a nova função, Juan iniciou um processo de adaptação na área administrativa do futebol do Fla. Neste período, fez cursos de especialização, conversou com profissionais da área e realizou visitas a clubes europeus.

Ao assumir a gerência técnica, ficou responsável pelo departamento de análise de desempenho, pela implementação gradual da metodologia do futebol profissional nas categorias de base, dentre outras funções.

Pronto para mais uma final, Juan não vai calçar chuteiras dessa vez, mas conhece os caminhos que podem levar o Flamengo a mais uma volta olímpica internacional.