Topo

Brasileirão - 2021

Diretor da Ferj rebate Grêmio por duvidar da arbitragem: 'Alucinação'

O árbitro Bruno Arleu de Araujo vai apitar Bahia x Grêmio - reprodução/Premiere
O árbitro Bruno Arleu de Araujo vai apitar Bahia x Grêmio Imagem: reprodução/Premiere

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/11/2021 19h39

O diretor de arbitragem da Federação de Futebol do Rio (Ferj), Luiz Mairovitch, disparou contra membros da diretoria do Grêmio por comentários relacionados ao confronto decisivo diante do Bahia, pelo Brasileirão. Presidente gremista, Romildo Bolzan disse ter "medo da arbitragem contra o Bahia". Como a turma do apito escalada o jogo de amanhã (26) é do Rio, o dirigente da Ferj tomou as dores e rebateu.

Mairovitch recorreu a termos como "desrespeito" e ainda citou hipóteses de "alucinações" e "show de ilusionismo". O árbitro selecionado pela CBF para o confronto é Bruno Arleu de Araújo, que é da Fifa. O VAR está a cargo de Rodrigo Nunes de Sá, também do quadro internacional, assim como um dos assistentes, Rodrigo Figueiredo Correa.

"A palavra do presidente do Grêmio, em companhia do vice de futebol, na sua entrevista coletiva divulgada ontem, onde deixa vazar seu estoque de leviandades no que tange à equipe de arbitragem do Rio designada para a partida do seu clube, leva à pressuposição de uma certeza e algumas hipóteses", iniciou Mairovitch, em nota enviada ao UOL Esporte, engatando em seguida:

"Certeza é a de que não conhece as pessoas de quem falou, demérito e desrespeito ao adversário (Bahia) e descrédito da própria equipe e hipóteses de alucinações ou protagonismo de um show de ilusionismo calcado em um script conhecido, obsoleto que faz parte da esfarrapada estratégia de transferir a terceiros [no caso, à arbitragem] a responsabilidade dos equívocos e ineficiência administrativa. Fica aqui o repúdio para as lamentáveis e infelizes declarações"".

Na declaração de Romildo, após o empate por 2 a 2 com o Flamengo, o dirigente citou equívocos que aconteceram em jogos envolvendo o Bahia.

"O Grêmio, a todo jogo que se sente prejudicado, faz reclamações e recebe respostas. A ouvidoria tem confessado erros. O Grêmio está denunciando publicamente receio do jogo com o Bahia. Nada contra o clube Bahia, nada. O Grêmio está com muito receio, por tudo que está havendo, por todos os erros praticados. E pelo o que está em jogo. Tenho muito receio da arbitragem, não só deste jogo, mas em todos. Não sei o que está acontecendo. Não sei as consequências e causas do que está havendo. Mas se há algo para denunciar, é isto que estamos falando. Eu tenho medo da arbitragem contra o Bahia", disse Bolzan, na ocasião.

Procurado novamente pelo UOL Esporte, após as declarações do diretor da Ferj, o presidente do Grêmio explicou que estava falando em um contexto geral e que sua frase não tinha ligação direta e específica com os árbitros cariocas.

"Nem sabia qual era a arbitragem escalada e não sabia mesmo, muito menos se eram cariocas. Falei dentro do contexto de erros confessados contra o Grêmio pela ouvidoria da comissão de árbitros da CBF e de uma arbitragem vacilante neste campeonato, onde até o VAR erra e se omite em avaliar integralmente lances. Falei também num contexto dos erros que beneficiaram o Bahia contra o Cuiabá. Neste contexto, totalmente descabida a agressiva abordagem deste cidadão [da Ferj]. Realmente tem sido um triste script o prejuízo de arbitragens despreparadas", disse o dirigente gaúcho.

Em relação especificamente ao Bahia x Cuiabá, a ouvidoria da CBF considerou que um gol foi mal anulado pelo árbitro Raphael Claus: o lance em que ele marcou falta de Jenison em Nino Paraíba. Houve outro lance questionado, com impedimento na jogada após checagem no VAR: a CBF considerou que a reclamação do Cuiabá não foi procedente.

O jogo contra o Bahia é amanhã (26), às 19h, na Arena Fonte Nova. O Grêmio tem 36 pontos e um jogo a mais que o Bahia, que está com 37 pontos — ambos estão na zona de rebaixamento. O Juventude é o primeiro time fora do Z4, com 40 pontos, e o mesmo número de partidas disputadas que os gremistas (34).