Topo

Brasileirão - 2021

Fred marca, Flu segura pressão do Inter e encosta no G6 do Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/11/2021 23h29

O Fluminense venceu o Internacional por 1 a 0, na noite de hoje (24), no Maracanã, e encostou no G6 do Campeonato Brasileiro. O placar positivo foi construído com gol de Fred, de pênalti, logo no início do jogo, mas a torcida do clube das Laranjeiras não teve vida fácil no decorrer do confronto, uma vez que viu o adversário dominar as ações durante os 90 minutos.

Com o resultado, o Tricolor foi a 51 pontos, um a menos que o sexto colocado Red Bull Bragantino, que no sábado (27) encara o América-MG. Já o Colorado, outra equipe que luta neste setor da tabela, se mantém com 47.

Na próxima rodada, a equipe das Laranjeiras visita o líder Atlético-MG, enquanto o Inter recebe o Santos.

O time da casa abriu o placar logo nos primeiros minutos, com Fred, de pênalti, mas foi o Internacional que dominou o jogo. Apesar das diversas tentativas, porém, os gaúchos não chegaram ao empate.

Quem foi bem

No Fluminense, o goleiro Marcos Felipe fez defesas importantes, principalmente no primeiro tempo, evitando o que seria o gol de empate. A atuação do goleiro acabou sendo muito importante para o resultado. No lado do Inter, Edenilson foi um dos mais ativos e que levou mais perigo ao adversário.

Quem foi mal

Caio Paulista não esteve nas melhores noites. O jogador do Tricolor até que foi participativo, mas não conseguiu ser tão efetivo quanto se esperava. Já no Colorado, Bruno Méndez cometeu o pênalti que mudou o jogo, acabou substituído depois.

Fred 101 vezes

O atacante Fred abriu o placar no jogo desta noite e chegou a 101 gols no Brasileiro com a camisa do Fluminense, entrando em uma seleta lista de jogadores que fizeram mais de 100 na competição por apenas um clube. Ao todo, o camisa 9 tricolor tem 157 gols na competição, sendo o segundo maior artilheiro da história, atrás de Dinamite, que tem 190.

"Só de falar o meu nome e o do Pelé depois é uma emoção grande. É a realização de um sonho", disse Fred, ao sair do primeiro tempo.

Flu mantém esquema, mas tem dificuldade

O técnico Marcão manteve o esquema com três volantes, passando Calegari, que vinha sendo utilizado como lateral-direito, para o meio, setor em que atuava na base. A equipe tricolor, porém, se mostrou acuada, "chamando" o Internacional e tendo dificuldades em sair do campo de defesa também pelos erros cometidos na transição. Diante dos obstáculos, o time parecia se desfazer da bola.

Com os jogadores sempre "correndo atrás" do Inter, os sinais de cansaço começaram a aparecer e o Flu foi perdendo alternativas. Marcão mexeu em uma tentativa de oxigenar o time e conseguiu fazer o time sair um pouco mais do campo de defesa.

Inter muda tudo e perde poder de fogo

A escalação do Inter foi surpreendente. Sem Lindoso, lesionado, Diego Aguirre optou por Mercado, dando ideia que formaria um trio de zagueiros com Cuesta e Méndez. Mas não foi isso que se viu em campo. Mercado atuou como lateral direito e Saravia virou meia pela ponta, com Edenilson sendo deslocado para o centro junto a Dourado. Não deu certo, e a criação de jogadas sofreu.

Além disso, o treinador uruguaio optou por Palacios e Taison na frente, sem a figura de um centroavante. Ambos, que normalmente jogam um pouco mais atrás, voltaram para o meio-campo inúmeras vezes e tiraram poder de fogo do time. No segundo tempo, Aguirre tentou contornar as falhas iniciais com as entradas de Cadorini e Mauricio.

Cronologia do jogo

O jogo mal havia começado e a torcida do Fluminense comemorou. Com apenas um minuto, Fred tentou passe para a área e Bruno Méndez bloqueou com o braço. Pênalti marcado e, na cobrança, o camisa 9 tricolor abriu o placar.

O gol logo cedo mudou um pouco a cara do duelo, e fez o Internacional correr atrás. Mas, aos poucos, as ações se equilibraram e não demorou para o time colorado passar a ditar o ritmo, "empurrando" os donos da casa para o campo de defesa.

Enquanto o Tricolor apostava nas saídas em velocidade, os comandados de Aguirre conseguiram criar boas oportunidades — Marcos Felipe teve de fazer duas grandes defesas para evitar o empate.

Taison na bronca

Na saída de campo após o primeiro tempo, o capitão do Inter, Taison, estava na bronca. Foi o segundo jogo seguido que o Colorado sofreu um gol antes dos cinco minutos de jogo. Depois de ser vazado cedo na queda para o Flamengo, desta vez cometeu um pênalti antes de dois minutos de partida.

"Outra vez gol no começo do jogo, já tinha acontecido contra o Flamengo. Mais uma vez temos que correr atrás do resultado", reclamou o jogador.

Volta com o mesmo cenário

Na volta do intervalo, o panorama da partida não mudou muito. A equipe gaúcha continuou dominando e pressionando o adversário, enquanto o Fluminense tinha dificuldades de ficar com a bola. Aos poucos, Aguirre mexeu as peças do time e os gaúchos aumentavam o poder de fogo.

Quando o jogo entrava na reta final, os jogadores que entraram no segundo tempo no Fluminense conseguiram, mais descansados, encaixar algumas boas saídas e a equipe teve chance de fazer o segundo, mas falhou na finalização.

Nos minutos finais, o clima esquentou e os jogadores dos dois times se entranharam e houve um princípio de confusão, mas logo chegou o pessoal do "deixa disso".

Aos 50 minutos do segundo tempo, o Internacional ficou com um a menos, após expulsão de Paulo Victor. O Colorado teve um escanteio e o goleiro Lomba foi para a área. Após corte, o Flu tentou sair em velocidade e o lateral fez falta dura em Yago, recebendo o cartão vermelho diretamente.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 0 INTERNACIONAL

Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 24 de Novembro de 2021, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Cartões amarelos: Marlon, Wellington, Yago Felipe, Calegari, Manoel (FLU); Víctor Cuesta, Rodrigo Dourado. Heitor, Mercado (INT)
Cartão vermelho: Paulo Victor, do Internacional, aos 50'/2ºT
Gols: Fred, do Fluminense, aos 3'/1ºT;

Fluminense: Marcos Felipe, Samuel Xavier, David Braz, Luccas Claro e Marlon, Wellington, Calegari (Manoel) e Yago Felipe; Luiz Henrique (Jhon Arias), Caio Paulista (Lucca) e Fred (Bobadilla). Técnico: Marcão

Internacional: Marcelo Lomba, Saravia, Bruno Méndez (Mauricio), Mercado, Víctor Cuesta e Moisés (Heitor); Rodrigo Dourado (Paulo Victor), Edenílson e Patrick (Matheus Cadorini); Palacios (Gustavo Maia) e Taison. Técnico: Diego Aguirre

' data-autoplay='true' data-start='' data-mute='true' data-related='false' data-btnfollow='false' frameborder='0' allow='autoplay; encrypted-media' allowfullscreen>