Topo

Atlético-MG tem pontuação que historicamente garantiu o título brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

24/11/2021 00h14

O empate com o Palmeiras frustrou a torcida do Atlético-MG, ou pelo menos boa parte dela. A expectativa dos atleticanos era comemorar a conquista do Campeonato Brasileiro no domingo, no duelo com o Fluminense. O que não é possível mais. Porém, ao atingir 75 pontos, o Galo chegou na marca que historicamente garantiu a conquista do Campeonato Brasileiro.

Desde que a competição passou a ser disputada por 20 clubes em pontos corridos, em 2006, nunca um time que alcançou 75 pontos não terminou com o título. Mas, restando quatro rodadas para o término do Brasileirão, o Galo ainda não confirmou o título. O Flamengo ainda pode passar a equipe mineira.

Restando quatro partidas para o término da competição, o Rubro-Negro pode chegar aos 79 pontos. Portanto, caso o clube carioca tenha 100% de aproveitamento até o término da competição, basta que o Atlético conquiste mais duas vitórias para celebrar a conquista do Brasileirão depois de quase 50 anos.

"A gente sabe que hoje estamos lutando contra o Flamengo, mas o mais importante é pensar no nosso objetivo, que era a vitória aqui. O Palmeiras é muito forte, mesmo sem titulares, e tem a questão do gramado que é mais rápido. Essa última bola, por exemplo, acaba perdendo um pouco o timing. Mas enfim, não começamos bem, tomamos o gol, acordamos, empatamos. Everson cresceu no pênalti, merece todo nosso reconhecimento, mas tomamos o segundo. Buscamos a vitória do começo até o final. Nosso time manteve a pegada e a vontade de ganhar, mas o empate também foi fundamental para nós" disse o atacante Hulk.

De acordo com o site Probabilidade no Futebol, do departamento de matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), a chance de o Atlético ser campeão brasileiro é de 99,01%, contra somente 0,99% do Flamengo.