Topo

Liga dos Campeões - 2021/2022

Guia da Champions: PSG e City jogam por classificação; Barça corre risco

Rodada da Champions deve ampliar lista de classificados antecipadamente às oitavas de final - Valentin Flauraud/UEFA
Rodada da Champions deve ampliar lista de classificados antecipadamente às oitavas de final Imagem: Valentin Flauraud/UEFA

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

23/11/2021 04h00

A Liga dos Campeões da Europa volta nesta semana com mais 10 times com chances de classificação antecipada às oitavas de final. Entre hoje (23) e amanhã (24), equipes do calibre de Manchester City, PSG e Real Madrid podem carimbar vaga no mata-mata, enquanto o Barcelona tem de abrir os olhos para não se complicar. Abaixo, o UOL Esporte lista a situação de cada grupo.

Os jogos dos grupos E, F, G e H estão marcados para a tarde de hoje, incluindo uma decisão entre Barcelona e Benfica e duas chaves bem equilibradas que envolvem Manchester United, Atalanta e cia. Amanhã será a vez dos demais grupos, com destaque para o confronto imperdível entre Manchester City e Paris Saint-Germain.

Os grupos que jogam hoje (23):

Uruguaio Darwin Núñez, atacante do Benfica, comemora um de seus gols sobre o Barcelona em jogo da Liga dos Campeões 2021-22 - Divulgação/SL Benfica - Divulgação/SL Benfica
Darwin Núñez fez dois gols no Barça em setembro e segue como destaque do Benfica
Imagem: Divulgação/SL Benfica

Grupo E
O Bayern está classificado, lidera o grupo e pega o Dínamo de Kiev, às 14h45 (de Brasília), hoje (23). O grande jogo, no entanto, será às 17h, no Camp Nou. Por enquanto, as contas do Barcelona (seis pontos) são simples: basta vencer o Benfica (quatro) para garantir vaga nas oitavas. O complicado é o contexto, afinal, o Barça tomou 3 a 0 do time encarnado em Lisboa e, se tropeçar de novo, fica obrigado a pontuar na última rodada contra o Bayern, em Munique.

Grupo F
Villarreal e Manchester United estão empatados na liderança (sete pontos) e se enfrentam na Espanha, às 14h45. Quem vencer põe um pé nas oitavas. Um empate, porém, permitiria a reabilitação de Young Boys (três pontos) ou Atalanta (cinco), que jogam às 17h, na Suíça.

Grupo G
Todos os clubes da chave ainda têm chances. O único que pode se classificar antecipadamente é o Salzburg (sete pontos), que garante vaga se vencer o Lille (cinco) fora de casa. No outro jogo, Sevilla (três pontos) e Wolfsburg (cinco) podem embolar o grupo. Ambos os jogos são às 17h.

Grupo H
A Juventus está classificada (12 pontos), e o Chelsea (nove) está a um empate das oitavas de final. Os dois times se enfrentam em Londres às 17h. Na outra partida, Malmo (zero ponto) e Zenit (três) se enfrentam em duelo que vale mais pela vaga na Liga Europa do que para alimentar esperanças na própria Champions.

Os grupos que jogam amanhã (24):

Resenha? Neymar e Ederson conversam durante PSG e City na Liga dos Campeões - GettyImages - GettyImages
City x PSG reserva duelo de craques brasileiros e novo reencontro entre Messi e Guardiola
Imagem: GettyImages

Grupo A
Manchester City e PSG se enfrentam na Inglaterra, e quem vencer já garante vaga na próxima fase. Um empate praticamente garante o City e pode até classificar o PSG também, mas só se o Brugge (BEL) não vencer em casa o RB Leipzig (ALE), que é o lanterna do grupo. Os jogos são às 17h desta quarta-feira (24).

Grupo B
O Liverpool está classificado e com o primeiro lugar garantido, mas a segunda vaga está aberta e deve ser definida apenas na rodada final. O Porto está na frente (cinco pontos), e visita o time inglês, enquanto Atlético de Madri (quatro) e Milan (um) se enfrentam na Espanha. Os jogos são às 17h desta quarta (24), e há boas chances de Porto e Atleti decidirem um lugar no mata-mata em duelo direto na última rodada.

Grupo C
O Ajax já está classificado e pode assegurar o primeiro lugar com um mero empate contra o Besiktas, às 14h45 desta quarta (24). Já Sporting e Borussia Dortmund (seis pontos cada) fazem duelo direto pela classificação na sequência, às 17h, em Portugal. O time alemão venceu o primeiro confronto entre eles por 1 a 0 e vai às oitavas se ganhar de novo --afinal o primeiro critério de desempate é o confronto direto. Já o Sporting, para classificar antecipadamente, precisaria vencer o Dortmund por mais de um gol de diferença. Empate ou vitória simples dos portugueses deixa tudo aberto para a última rodada.

Grupo D
A chave está aberta, mas Real Madrid e Internazionale podem se classificar antecipadamente. A Inter (sete pontos) joga antes: recebe o lanterna Shakhtar, às 14h45, de quarta (24) e, se vencer, fica à espera de um tropeço da sensação Sheriff (seis pontos) contra o Real Madrid (nove), às 17h. Para o clube merengue basta uma vitória simples na Moldávia, seja qual for o resultado do outro jogo do grupo.