Topo

Ex-jogadores do Atlético-MG empurram time nas arquibancadas rumo ao título

Tchô, Rafael Miranda e Renaldo torcendo pelo Atlético nas arquibancadas   - Arquivo pessoal
Tchô, Rafael Miranda e Renaldo torcendo pelo Atlético nas arquibancadas Imagem: Arquivo pessoal

Lohanna Lima

Colaboração para o Uol, em Belo Horizonte, MG

23/11/2021 04h00

A fase mágica que vive o Atlético-MG em busca do título de campeão brasileiro de 2021 tem arrastado multidões ao Mineirão desde a reabertura do estádio para o público em Belo Horizonte. Nas arquibancadas, aqueles que um dia vestiram preto e branco e tiveram seus nomes gritados pela torcida tornam-se, agora, vozes em meio aos milhares de apaixonados.

No último sábado (20), na vitória do Atlético sobre o Juventude, por 2 a 0, no Gigante da Pampulha, dois ex-jogadores do Alvinegro estiveram no estádio: o meia Tchô e o ex-volante Rafael Miranda. Ambos se misturaram aos torcedores comuns para curtir a partida que colocou o Galo ainda mais perto do título do Brasileirão.

Carinhosamente apelidado de "Xodó da Vovó" em seus tempos de profissional do Galo, Rafael Miranda, que nasceu em Belo Horizonte, levou o filho ao estádio pela primeira vez, o que fez com que o momento se tornasse ainda mais inesquecível para ele.

Rafael Miranda e filho - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Rafael Miranda com o filho em Atlético x Juventude
Imagem: Arquivo pessoal

"Ir aos jogos do Galo não é novidade para mim. Ia antes de ser jogador e fui em alguns depois que me aposentei em 2018. Desde que foi liberada a entrada dos torcedores, eu fui em praticamente todos no Mineirão. Esse foi muito especial porque foi o primeiro que fui com meu filho. É muito legal ver os olhinhos dele brilhando por causa dos jogadores. Eu estive lá dentro um dia e, talvez, tenha sido o ídolo de alguma criança. Então vê-lo tendo ídolos também, o Galo ganhando e o Mineirão cheio foi muito especial", contou o jogador, que defeneu o clube durante a primeira década do século.

Já o meia Tchô, outra cria da base do Galo e de Belo Horizonte, voltou para casa para o período de férias após disputar a Série D pelo Palmas-TO. Ele logo incluiu a volta ao Mineirão como um de seus compromissos na cidade. Assim como Rafael, o jogador se misturou à multidão de fanáticos para apoiar o time em busca da taça.

Tchô e família no Mineirão  - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Tchô e família no Mineirão
Imagem: Arquivo pessoal

"Foi uma sensação maravilhosa ver o jogo de uma perspectiva diferente. Eu estou acostumado a estar dentro do campo, ver a torcida de dentro do campo. Já tinha vivido essa experiência em outros jogos, mas agora está chegando mais próximo de um título tão sonhado pelo torcedor atleticano e que eu vivi durante 14 anos da minha vida dentro do clube, tentando de todas as formas contribuir para chegar nesse momento. Como jogador, infelizmente, não consegui. Mas como torcedor, em todos os lugares que estive, sempre segui acompanhando o Atlético e torcendo. Foi algo único", revelou Tchô.

Fora de casa também vale

Atacante da equipe na década de 1990, Renaldo foi mais um a se juntar a torcedores comuns nas últimas semanas. Atualmente morando em Curitiba, o ex-jogador esteve nas arquibancadas da Arena da Baixada no último dia 16, na vitória do Atlético por 1 a 0 em cima do Athletico.

"Quando a torcida vem a Curitiba, eu sempre vou ao campo com eles. Às vezes consigo ingressos e entro com eles. É maravilhoso estar junto com eles, recebo muito carinho, sou muito respeitado. Eu fico muito feliz porque relembro meu tempo de Atlético, quando joguei para 80 mil pessoas. Para mim é um privilégio torcer junto, até porque sou pé-quente. Toda vez que vou, o Galo ganha. Eles gostam que eu vá e se torna um momento de muita alegria", contou Renaldo.