Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: No Atletico-MG existe a narrativa da vitimização há décadas

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 17h49

A marcação de um pênalti para o Atlético-MG na vitória sobre o Juventude por 2 a 0 no último fim de semana voltou a causar críticas pelas decisões da arbitragem em jogos do líder do Campeonato Brasileiro e Mauro Cezar Pereira afirma que, embora tenha um histórico de reclamações, o clube mineiro na verdade acabou beneficiado por alguns erros ocorridos este ano.

No podcast Posse de Bola #180, Mauro Cezar afirma que os torcedores do Galo e parte da própria imprensa mineira adotaram já há algumas décadas a narrativa da vitimização, mas hoje não reconhecem quando os erros são a favor do clube que está próximo do título nacional.

"Não se trata de teoria da conspiração, mas, por exemplo, contra o Grêmio foi dado um pênalti para o Atlético-MG que muitas vezes não é marcado, sábado mais um pênalti foi dado para o Atlético-MG, contra o Athletico-PR houve um gol do Atlético-MG com um impedimento suspeito, a história do VAR com as linhas grossas. Então têm acontecido sim erros que favorecem o Atlético-MG, o Atlético-MG tem tido arbitragens que a ele têm sido, digamos, tem tido mais sorte com a arbitragem, isso tem acontecido, essa é a minha constatação", diz Mauro.

"Não me permito ter tamanha certeza de que se não fossem os erros de arbitragem estaria, eu acho que não e acho que isso reflete um chororô histórico de um clube que tradicionalmente se vitima, de uma imprensa que é subserviente em boa parte e não na sua totalidade a isso, temos até colegas da imprensa mineira que se referem à Leila Pereira como tia Leila, do Palmeiras, mas não usa tio Rubens quando fala do mecenas do Atlético-MG, muito interessante a postura de colegas mineiros da imprensa mineira também que falam assim porque a imprensa mineira em geral é subserviente aos dirigentes dos clubes", completa.

O jornalista afirma que há uma bolha como se o Atlético-MG fosse sempre prejudicado, apontando que na temporada atual o time comandado pelo técnico Cuca teve nove pênaltis marcados a seu favor, sendo que em alguns casos a marcação era duvidosa.

"Vai se criando uma bolha e o discurso vitimista dura já há décadas, passa de geração para geração e os caras vivem nessa bolha, achando que sempre são vítimas, sempre são prejudicados e desta vez têm sido beneficiados, o Atlético-MG tem sido beneficiado em alguns momentos sim", diz Mauro.

"Contra o Athletico-PR houve um erro de arbitragem, no sábado houve erro de arbitragem, contra o Fortaleza, lá no começo, houve erro de arbitragem e são nove pênaltis para o Atlético-MG, ou seja, na dúvida, os caras têm marcado, talvez pela pressão da torcida no estádio, mas que tem acontecido, tem acontecido. Isso evidencia alguma desonestidade? Não, nada disso, apenas tem acontecido", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.