Topo

São Paulo

Equilíbrio da defesa, Luan ainda não esteve à disposição de Ceni no SPFC

Luan, volante do São Paulo, durante treino no CT da Barra Funda - Fellipe Lucena/São Paulo FC
Luan, volante do São Paulo, durante treino no CT da Barra Funda Imagem: Fellipe Lucena/São Paulo FC

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 04h00

Adepto de volantes com características de saída para o jogo, Rogério Ceni ainda não teve a possibilidade de cogitar um jogador mais marcador para o setor. O treinador até agora não pôde contar com Luan, um dos responsáveis pela solidez defensiva do São Paulo no último Paulistão.

Luan treinava entre os titulares na primeira atividade de Ceni quando sofreu uma avulsão tendínea na coxa esquerda. A lesão aconteceu em 13 de outubro, no treinamento no Morumbi, no dia em que o treinador foi confirmado como substituto de Hernán Crespo. Desde então, ele segue aos comandos do departamento médico.

Em resposta a um seguidor no sábado (20), o diretor de futebol Carlos Belmonte afirmou que o jogador deve demorar mais 10 dias para voltar a ficar à disposição. Se o prazo se confirmar, Luan será desfalque certo contra Athletico, no dia 24, e Sport, no dia 27, além de ser dúvida para encarar o Grêmio no dia 2 de dezembro. No treino do último sábado, Luan começou a fazer um trabalho de transição física com bola.

"Para mim, o Luan é um jogador importante. Logicamente que ele tem uma característica muito maior de marcação. Quando ele voltar, é sempre uma disputa saudável pela posição. Ele, Liziero, Gabriel Neves, que é um jogador muito mais primeiro volante do que no tripé como nós jogamos, ou lado a lado. Vamos ver, vamos ter alternativas, vamos estudar durante a semana, analisar sempre o adversário e decidir qual a maneira que vamos jogar", disse Rogério Ceni, depois da vitória contra o Corinthians há mais de um mês. Na época, ele acreditava que Luan estaria de volta em até três semanas.

A importância de Luan para o São Paulo tem se refletido nos números. Com ele em campo, o São Paulo levou 12 gols em 17 jogos no Brasileirão, média de 0,7 por jogo. Quando ele não jogou, foram 21 gols em 16 jogos, uma média de 1,3 por partida. Nos oito jogo que Ceni fez no comando do São Paulo, foram oito gols sofridos, incluindo uma goleada por 4 a 0 para o Flamengo.

A ausência de Luan já havia sido uma dor de cabeça para Hernán Crespo no início do Brasileirão. O volante perdeu cinco partidas por causa de um edema na coxa esquerda. Na época, Liziero foi deslocado para fazer a função de primeiro volante, algo parecido com o que Ceni tem feito. Na última quarta-feira, contra o Palmeiras, o escolhido foi Igor Gomes.

São Paulo