Topo

Brasileirão - 2021

Corinthians tem 94,7% de chance de ir à Libertadores; veja briga por vagas

Renato Augusto comemora gol do Corinthians contra o Cuiabá - Ettore Chiereguini/AGIF
Renato Augusto comemora gol do Corinthians contra o Cuiabá Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/11/2021 11h12

O Corinthians venceu o Santos por 2 a 0, ontem (21), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, chegou aos 53 pontos e assumiu a 4ª colocação, que leva diretamente para a fase de grupos da próxima Copa Libertadores. Sendo assim, a equipe comanda por Sylvinho está com 94,7% de chance de ir à principal competição continental. O estudo que aponta esta probabilidade é do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As outras duas equipes que têm mais condições de roubar essa vaga direta do time Alvinegro são o Fortaleza (5º), e RB Bragantino (6º), ambos com 52 pontos. O Tricolor do Pici tem 89,3% de chance de conseguir a vaga direta à Libertadores. O Massa Bruta aparece com 75,7% — as três equipes devem brigar pela posição até o final do Brasileirão.

Quem corre por fora dessa briga é o Fluminense (7º) e o Internacional (8º). O Tricolor das Laranjeiras venceu o América-MG por 2 a 0 nesta rodada, mas figura com apenas 23,1% de chance. E o Colorado, que perdeu para o Flamengo por 2 a 1, no Beira Rio, só tem 10,2% de chance de buscar a vaga direta.

Briga contra o rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, a Chapecoense (20º) já está rebaixada para a Série B do ano que vem, e o Sport (19º) aparece com 98,3% de risco de queda — o Leão da Ilha perdeu por 3 a 0 para o RB Bragantino, e complicou ainda mais a sua situação.

A terceira equipe que aparece com maior risco de queda é o Grêmio (18º), com 83,1%. Mesmo com a vitória por 3 a 1 contra a Chapecoense, o time gaúcho tem jogos muito difíceis pela frente contra São Paulo (casa), Bahia (fora), Corinthians (fora) e Atlético-MG (casa).

Quem completa o Z-4 é o Bahia (17º), com 44,1% de risco de queda. A equipe baiana tem 37 pontos, dois a menos do que o Juventude (16º), primeira equipe fora do Z-4 — o time de Caxias do Sul também brigará até o fim contra o rebaixamento, e tem 31,5% de cair. O Atlético-GO (15º), com 40 pontos, tem 16% de chance de cair para a segunda divisão.

Título encaminhado

Se tem algo muito perto de ser definido no Brasileirão é o campeão. O Atlético-MG venceu o Juventude por 2 a 0 e alcançou 98,5% de chance de título. O Flamengo, vice-líder, que também triunfou na rodada — 2 a 1, fora de casa, contra o Internacional — só tem 1,5% de chance de roubar esse título.