Topo

Chapéu, finta e carretilha: Vini Jr une 'jogo bonito' e eficiência no Real

Vinícius Júnior comemora gol pelo Real Madrid - JORGE GUERRERO / AFP
Vinícius Júnior comemora gol pelo Real Madrid Imagem: JORGE GUERRERO / AFP

Roberto Oliveira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/11/2021 04h00

O principal legado do futebol brasileiro, mais do que as revoluções táticas ou a força de suas camisas, é o chamado "jogo bonito". Nomes como Garrincha, Pelé, Zico e Ronaldinho encantaram o mundo com lances criativos e geniais à medida que conquistavam seus grandes títulos.

Hoje, nenhum brasileiro encarna melhor a beleza do jogo que o atacante Vinícius Júnior, que vive grande fase no Real Madrid, tem encantado no futebol europeu e deu mais um show ontem com gol e jogadas desconcertantes.

Foi um festival de dribles, alguns deles sem nem mesmo tocar na bola, apenas com o jogo de pernas e de corpo - a chamada finta, imortalizada por Garrincha. Depois, no lance mais bonito do jogo, Vini Jr mostrou todo seu talento em estado bruto.

Ele deu um chapéu no rival ainda na defesa, atravessou o campo em arrancada e só foi parado na linha de fundo com carrinho violento do volante Monchu, que tomou vermelho direto. Para completar, o técnico Robert Moreno exagerou na reclamação e também acabou expulso.

Após a goleada, a imprensa espanhola encheu de elogios o brasileiro, agora vice-artilheiro de La Liga com 8 gols, dois atrás do companheiro Benzema. O atacante soma mais dois gols e quatro assistências pela Liga dos Campeões.

Na semana passada, no clássico contra a Argentina fora de casa pelas Eliminatórias da Copa, Vini jr já tinha encantado ao tirar da cartola uma carretilha (no melhor estilo Ronaldinho Gaúcho), com a bola rente à bandeirinha de escanteio. A jogada, que quase culminou em gol de Paquetá, viralizou nas redes sociais e foi elogiada até pelos rivais argentinos.

Assim, jogo a jogo Vinícius vai calando os críticos e dando mostras de seu talento e também de crescimento no Real, onde agora é inquestionável. Muitos esquecem que ele chegou muito "cru" em Madri e tem apenas 21 anos. Ou seja, ainda tem espaço e tempo de amadurecimento em quesitos como tomada de decisão e finalização, nos quais já apresenta evolução nesta temporada.

Diante do momento encantador de Vini Jr, cresce inclusive entre jornalistas e comentaristas a opinião que ele é o melhor brasileiro em atividade no futebol europeu, já que Neymar vive temporada irregular e aquém do esperado no PSG. Discussões à parte, com tanta ousadia e alegria, ninguém tem encarnado melhor o "jogo bonito" no futebol europeu do que a cria do Flamengo.