Topo

CBF cria SuperCopa e Série A-3 do Brasileirão Feminino em 2022

Reprodução / Internet
Imagem: Reprodução / Internet

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 12h24

Pela primeira vez o futebol feminino terá três divisões em seu campeonato mais importante no país, o Brasileirão. A CBF divulgou hoje (22) o calendário da modalidade para 2022 e anunciou duas novidades: a criação da Série A3 nacional, equivalente à terceira divisão, e da SuperCopa, com representantes de oito estados brasileiros.

O calendário começa justamente com a SuperCopa do Brasil, entre 6 e 13 de fevereiro. O torneio mata-mata reúne oito equipes, preferencialmente uma de cada estado, a partir da classificação das Séries A e A2 do Brasileirão 2021. Os participantes ainda não foram divulgados pela CBF, mas Avaí/Kindermann, Cruzeiro, Corinthians, Flamengo e Internacional estão entre os que têm direito a participar.

Terminada a SuperCopa, começam os torneios nacionais. O Brasileirão terá seu formato de disputa mantido (16 times em pontos corridos, depois mata-mata), começará em 6 de março e dura até o início de outubro, terminando antes da Libertadores de 2022. Já as Séries A2 e A3 vão de maio a setembro. As três divisões têm paradas previstas para o meio do ano, para a disputa da Copa América Feminina na Colômbia.

Para viabilizar a criação da Série A3, a CBF decidiu reduzir a Série A2 de 36 para 16 clubes. Os participantes serão os quatro rebaixados do Brasileirão deste ano (Bahia, Botafogo, Minas Brasília e Napoli-SC), além dos 12 melhores colocados da edição 2021 da A2 que não subiram (5º ao 16º).

Já a inédita terceira divisão terá o seguinte critério de participação para as 32 equipes envolvidas: serão reunidos os 27 campeões estaduais (um de cada estado e do Distrito Federal), os quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e um clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.

O calendário ainda prevê um Brasileirão sub-17, entre 13 e 30 de abril, e um sub-20 entre maio e setembro.