Topo

OPINIÃO

Barros: "Santos precisa contratar meio time para ser competitivo em 2022"

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 04h00

O Santos está em contagem regressiva para o fim do Brasileirão. O clube, que está na luta para escapar do rebaixamento, espera definir em breve seu planejamento para a reformulação do seu elenco para 2022. A dura realidade financeira do clube, porém, já deixa uma certeza: o torcedor não deve esperar grandes gastos para a contratação de medalhões.

Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Peixe, os jornalistas Gabriela Brino e Maurício Barros falaram sobre o planejamento do Santos para a próxima temporada. Além da discussão sobre a permanência ou não do técnico Fábio Carille, eles discutiram sobre a necessidade de contratar reforços para o elenco.

"O Santos precisa de dois laterais, um para cada lado, pelo menos um zagueiro titular, um jogador de armação e um atacante para o comando do ataque. Um centroavante, um goleador. O Leo Baptistão acabou se machucando, mas não acredito que seja. O Tardelli é um bom jogador de grupo, mas é um jogador veterano. Eventualmente, ele não vai conseguir jogar todas as partidas de um calendário exaustivo no Brasil. É praticamente meio time que o Santos precisa para ser competitivo na temporada que vem", avaliou Barros.

Com as finanças delicadas, o Santos deve adotar a mesma fórmula usada neste ano para reforçar seu elenco, na opinião de Brino. "A situação financeira do Santos é terrível e caótica. Se o clube conseguir se organizar para contratar para o ano que vem, começar do zero e pensar no mercado, deve seguir o modelo teve esse ano: trazer e priorizar contratos por empréstimo. É complicado pensar em compra logo de cara, porque o Santos teria que desembolsar uma quantia que não tem", afirmou.

Se por um lado o Peixe deve pensar em contratações, por outro precisa analisar quem deve deixar o clube, como ressaltou Barros. "Isso vai incluir, evidentemente, algumas dispensas. É para se avaliar jogadores caros como, por exemplo, Carlos Sánchez. Ele tem condição de voltar a render o que já rendeu ou o ciclo dele no Santos já acabou? É uma pergunta importante que precisa ser respondida. O Santos não tem dinheiro sobrando, muito pelo contrário. Os recursos limitados precisam ser utilizados com muita inteligência", comentou.

Para Brino, a diretoria do Santos precisa encontrar maneiras baratas para trazer bons jogadores e montar um grupo competitivo para 2022. "O {Andrés] Rueda [presidente do Santos] vai usar muito da boa relação e dessa manha de mercado que ele tem, mas acho que ele vai priorizar esse mercado de empréstimo. Vai pensar primeiro em jogadores que deem para arcar com o empréstimo, dividir salário, ou até em troca de atleta com outro clube. Por exemplo, fala-se muito em Marinho no Atlético-MG. O Cuca já pediu e gosta dele. Ele pode ver com bons olhos essa troca de jogadores com um pouco de grana envolvida. O Santos vai ser bem estratégico nessa parte porque não tem muito para onde correr", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será na quinta-feira (25), logo após a partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL