Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Palmeiras errou na estratégia ao jogar fora com os titulares

Do UOL, em São Paulo

22/11/2021 19h24

O técnico Abel Ferreira optou por escalar o Palmeiras com um time reserva no clássico diante do São Paulo no Allianz Parque na última semana, enquanto teve seus principais jogadores em campo nas partidas fora de casa contra Fluminense e Fortaleza, sofrendo derrotas nas três partidas prévias à final da Libertadores, tendo pela frente amanhã o duelo com o Atlético-MG, último jogo antes da viagem ao Uruguai para enfrentar o Flamengo.

No podcast Posse de Bola #180, Arnaldo Ribeiro afirma que até por questões logísticas o técnico Abel Ferreira aparentemente errou na estratégia adotada para a sequência de jogos do Palmeiras e acredita que faria mais sentido que os titulares fossem a campo diante do rival e atuando em casa e não em um campo mais pesado e com viagem longa até Fortaleza.

"Algumas coisas nessas semanas das três derrotas ficaram em alertar para o Palmeiras. Uma delas, a questão da estratégia de utilização da equipe titular/reserva nas partidas, então, a estratégia foi utilizar a equipe titular nos jogos fora de casa. Isso gerou polêmica, sobretudo na questão do jogo com o São Paulo, a torcida ficou brava, o Palmeiras poderia ter empurrado o São Paulo para o buraco, não utilizou. Preferiu utilizar o time titular em Fortaleza, em uma viagem desgastante, com a umidade grande, desgaste total, em um campo que é mais pesado", diz Arnaldo.

"O Palmeiras em Fortaleza talvez tenha errado na estratégia, acho que essa é a minha conclusão. Você vai me dizer assim 'faria sentido deixar o time titular como fez o Flamengo? Jogar a última partida uma semana antes do jogo?'. Em termos de calendário sim, em termos de estratégia com público e com a logística, não, o Palmeiras poderia ter invertido, talvez, jogado com o principal contra o São Paulo, não viajado com todo mundo para Fortaleza, mas correu esse risco logístico e perdeu também. Então, essa questão da confiança é muito importante em um jogo de detalhes que vai acontecer no próximo sábado, acho que o Palmeiras errou na estratégia", completa.

O jornalista pontua que, ao perder os três jogos seguidos, o Palmeiras no jogo diante do Atlético-MG se coloca em uma condição de pressão atuando em casa em frente ao seu torcedor, situação muito diferente do Flamengo, que chega para o último jogo antes da final contando com uma boa sequência de resultados.

"Fora o Felipe Melo, jogaram todos, e não jogaram bem, jogaram se preservando e o time perdeu do Fortaleza mais uma partida. Além disso, algumas situações raras, discussão ríspida entre Gustavo Gomez e Weverton, quase no braço, o capitão com o goleiro, depois posaram para fotografias, rede social, apaziguados, mas derrota não faz bem para ninguém, em nenhum momento, nenhuma circunstância, titular, reserva, time misto, quem está perdendo é o Palmeiras. E aí fica uma situação complicada para o jogo da véspera da final que o Flamengo não tem", diz Arnaldo.

"O Flamengo pelo contrário, pode botar o Arrascaeta um pouquinho, o Renato com o Grêmio, tanto faz, o resultado não importa tanto para o Flamengo, a atuação não importa tanto para o Flamengo, a escalação, o Flamengo estará lá na Arena Grêmio, sem público, e o Palmeiras vai ter que jogar com o seu público contra o Atlético-MG, melhor time do campeonato, às vésperas da final com o Flamengo. Então tem uma dificuldade aí nessa estratégia toda", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.