Topo

Qatar conclui obra no estádio da final da Copa inspirado em lanterna árabe

Estádio Lusail, no Qatar, um dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022 - Divulgação
Estádio Lusail, no Qatar, um dos oito estádios da Copa do Mundo de 2022 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/11/2021 21h02

Classificação e Jogos

A organização da Copa do Mundo do Qatar anunciou hoje (21) que concluiu as obras do estádio Lusail, na cidade de mesmo nome a 15 km de Doha. A arena, com capacidade para 80 mil pessoas e arquitetura inspirada no "fanar", um tipo de lanterna árabe, sediará a grande final da competição, no dia 18 de dezembro de 2022.

O Lusail, assim como outros sete estádios do próximo Mundial, foi construído do zero, em um país sem grande tradição de futebol. A única exceção é o estádio Khalifa, que já existia e foi reformado.

De acordo com a organização, a arquitetura do Lusail, assinada pelo escritório britânico Foster + Partners, "se inspira na interação de luz e sombra que criam uma lanterna 'fanar'. Seu formato e sua fachada são uma representação de motivos decorativos de embarcações, tigelas e peças de arte da região árabe e do mundo islâmico."

Na cerimônia que marcou a data de um ano até a abertura da Copa, a Fifa inaugurou um grande relógio que fará a contagem regressiva.

"O mundo vai descobrir um país e toda uma região", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino. "Qatar, região do Golfo, Oriente Médio, mundo árabe. Um lugar onde as pessoas se encontram e se reúnem. É disso que se trata o futebol, é disso que se trata esta parte do mundo e sua cultura, e o mundo vai perceber isso."

A abertura da Copa está marcada para o dia 21 de novembro de 2022.