Topo

Grêmio

Grêmio vence três em quatro jogos e respira por "milagre" da permanência

O Grêmio embalou e mira permanecer na primeira divisão do Brasileiro - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
O Grêmio embalou e mira permanecer na primeira divisão do Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/11/2021 04h00

Três vitórias em quatro jogos e distância menor até o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Esta é a realidade do Grêmio. Após a vitória contra a Chapecoense, ontem (20), o time gaúcho ganhou fôlego e começa a tornar real o "milagre" da permanência na Série A.

Não foi só o 3 a 1 na Arena Condá. O Tricolor vinha de um 3 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, e ainda que tenha perdido para o América-MG, o havia vencido o Fluminense antes. Ou seja, conquistou nove dos últimos 12 pontos que disputou.

A diferença para o primeiro fora da zona de rebaixamento caiu. A margem, que tinha se estabelecido em sete pontos, agora está em quatro. São 35 pontos contra 39 do Juventude, que estaria se salvando caso a competição terminasse imediatamente.

O cálculo gremista segue firme. Em pauta, conquistar o máximo de pontos possível até o fim do Brasileiro e reverter a chance de queda, que chegou a atingir 90%.

"Não há nenhuma preocupação. Estamos visualizando cinco jogos, 15 pontos, vamos disputar os 15 pontos para ganhar os 15 pontos e fazer 50 pontos. A grandeza do Grêmio requer isso. A história do Grêmio comprova que temos que vencer ou vencer. Estamos apenas cumprindo com a nossa obrigação de colocar o Grêmio no lugar que deve estar. Não interessa quantos pontos temos que fazer. Vamos jogar a morrer e disputar cinco títulos mundiais até o fim", disse o vice de futebol Denis Abrahão.

No calendário de jogos há pontos positivos. O próximo duelo, por exemplo, é contra o Flamengo, que deve utilizar equipe suplente em razão da final da Libertadores.

Depois, confronto direto com o Bahia, que também luta contra a queda. Em seguida São Paulo, Corinthians e Atlético-MG para fechar o Brasileirão.

Conhecido por sua imortalidade, o Grêmio se apega a história para fazer valer o apelido e conquistar o direito de permanecer na elite.

Grêmio