Topo

Orgulhoso pela atuação na final, Barbieri valoriza projeto do Bragantino

Maurício Barbieri, técnico do Bragantino, durante o jogo contra o Cuiabá - Diogo Reis/AGIF
Maurício Barbieri, técnico do Bragantino, durante o jogo contra o Cuiabá Imagem: Diogo Reis/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/11/2021 22h02

Na coletiva após a derrota por 1 a 0 para o Athletico na final da Sul-Americana, o técnico Maurício Barbieri estava nitidamente chateado. Ao lado do atacante Artur, que, com lágrima nos olhos, pouco falou, o treinador do Bragantino destacou o espírito de entrega e a atuação da equipe no estádio Centenário, em Montevidéu, hoje (20).

"Voltando um pouco, as lágrimas que a gente vê nos olhos dos companheiros e também descem dos nossos demonstra força, caráter e hombridade. São virtudes importantes para continuar crescendo e é motivo de orgulho saber que todos carregamos o mesmo sentimento", disse.

"É difícil responder se venceu o melhor, a justiça no futebol, assim como na vida, é difícil de compreender. Todas as formas de jogar são válidas, mas é motivo de orgulho enorme para mim que fomos a mesma coisa na competição. Procuro sempre querer a bola e assumir o controle do jogo, com uma postura corajoso. Ficaria muito decepcionado se a gente não tivesse sido fiel. Gosto muito de uma frase que é 'o corajoso morre uma vez só, o covarde morre mil vezes'. Se tivéssemos uma postura que não fosse condizente com que a gente acredita, ficaríamos nos lamentando durante muito tempo. A gente deixa um pedacinho aqui, mas com a certeza de que estamos no caminho certo. Ficam nossos parabéns ao Athletico, que é uma grande equipe, mas faremos de tudo para voltar aqui, com um final diferente", emendou.

Apesar do vice-campeonato, o comandante destacou o projeto feito Massa Bruta, que conta com muitos jogadores jovens no elenco. Ainda segundo ele, a boa fase da equipe valoriza o município de Bragança Paulista

"É um momento difícil para todos nós. Não nos preparamos para estar aqui dessa maneira, gostaríamos muito para estar comemorando. O futebol e a vida seguem uma dinâmica que muitas vezes a gente não consegue compreender ou entender. Embora muitas vezes a gente possa olhar para trás como aprendizado. Pegamos um grupo de jogadores jovens, muitos com pouca experiência internacional. Eles cresceram, se desenvolveram como equipe de forma brilhante durante a competição. Esse é o legado que vamos levar, a construção de jogadores, de equipe, de cidade. É importante nunca esquecer o torcedor e o que isso representa para a cidade. Essa sinergia e essa maneira de estar junto nos leva para frente, junto da cidade. É tudo um grande aprendizado. Com esse tipo de postura, vamos ter muitas finais pela frente ainda", comentou.

Por isso, o treinador espera que o trabalho seja mantido para a próxima temporada. "Espero que a gente possa dar continuidade ao processo. Acho que crescemos e amadurecemos bastante, portanto a nossa régua é muito mais alta de onde a gente começou. É um momento delicado, mas precisamos absorver, pois temos outra partida já no final de semana. Nosso desejo é terminar a temporada classificado para a Libertadores. É um degrau acima, um novo objetivo, uma nova oportunidade de aprender e continuar honrando essa camisa", finalizou.