Topo

Corinthians

Corinthians não vence fora de casa há quase três meses no Brasileirão

Cássio em ação pelo Corinthians em jogo contra o Flamengo - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Cássio em ação pelo Corinthians em jogo contra o Flamengo Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

18/11/2021 14h27

Com a derrota de ontem (17) para o Flamengo no Maracanã, o Corinthians chegou ao seu sétimo jogo seguido na temporada sem vitória atuando como visitante. O clube do Parque São Jorge não consegue um triunfo longe de seus domínios há quase três meses e ainda não venceu fora da Neo Química Arena no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

Os números contrastam com o desempenho da equipe na primeira metade da competição, quando chegou a ter uma das melhores campanhas da Série A como visitante ao perder apenas um jogo em nove partidas disputadas. Para o técnico Sylvinho, a queda de rendimento tem relação com a chegada dos reforços e a mudança de característica da equipe.

"Passamos o primeiro turno inteiro respondendo o contrário. Por que o time do Corinthians performava bem fora e agora não entrega? Esse é um time que constrói. Ele mudou três ou quatro atletas, deixando de ser um time mais mecânico para um time mais técnico. Mais técnico você pressiona menos e precisa encontrar alternativas de equilíbrio. Ou seja, é a alternância nossa dentro do campeonato. Você não pode tirar de um contexto, tem que analisar quem são esses sete times", disse Sylvinho.

A última vitória do Corinthians como visitante aconteceu no dia 28 de agosto, quando o time encarou o Grêmio, no Sul, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. De lá para cá, o Alvinegro somou empates com Atlético-GO, Red Bull Bragantino e Internacional, e foi derrotado por Sport, São Paulo, Atlético-MG e mais recentemente Flamengo.

Em contrapartida, o time conseguiu melhorar significativamente seus números como mandante. Desde a reabertura dos portões ao público, o Corinthians não sabe o que é ser derrotado atuando na Neo Química Arena ao lado do seu torcedor. A equipe venceu seus cinco últimos jogos em Itaquera, marca que não era registrada no clube desde o início da temporada 2018.

"Estamos buscando um time que ganhe em casa e ganhe fora, esse é o melhor cenário e estamos buscando alternativas. É um time que vai se moldando em um campeonato difícil e complicado, ainda temos uma posição muito boa no campeonato. Estamos buscando o nosso objetivo de vaga direta na Libertadores dependendo apenas dos nossos esforços", argumentou Sylvinho.

Restam cinco partidas para o fim do Campeonato Brasileiro. Até lá, o Alvinegro possui três compromissos em casa contra Santos, Athletico-PR e Grêmio, e mede forças com Ceará e Juventude fora de casa.

Corinthians