Topo

OPINIÃO

Marluci: 'Vinicius Júnior ainda não provou merecer ser titular da seleção'

Do UOL, em São Paulo

17/11/2021 04h00

De preterido na lista de convocados à titularidade em um Superclássico contra a Argentina. Vinicius Júnior viveu emoções intensas nos últimos jogos pela seleção brasileira. Em um primeiro momento, Tite não o convocou para os duelos contra Colômbia e Argentina, mas logo o chamou para o lugar de Roberto Firmino, lesionado. O atacante, que vive excelente fase no Real Madrid, agarrou a chance com a amarelinha?

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte —com os jornalistas Luiza Oliveira José Trajano, Marluci Martins e Mauro Cezar Pereira— os comentaristas fizeram um balanço das atuações de Vinicius Júnior nestas duas partidas pela seleção. Apesar de reconhecerem que o jogador, de 21 anos, merece a convocação, eles ressaltam que o jovem ainda precisa evoluir.

"Com todo o sucesso que vem fazendo na Europa, ele ainda não conseguiu provar que merece essa titularidade na seleção. Ele busca isso com muita ansiedade, falhando nas opções de conclusão. Mas jogou bem como todos os jovens", analisou Marluci, citando o desempenho do atacante no empate sem gols com a Argentina, nesta terça-feira (16), pelas eliminatórias da Copa do Mundo-2022..

Mauro cobrou mais chances para Vinicius Júnior ganhar confiança e se firmar na seleção. "Vinicius Júnior foi o personagem do jogo, perdendo gols, fazendo uma jogada espetacular. É mais um capítulo da história de um jogador em formação, que hoje se sente muito à vontade no Real Madrid e brilha intensamente, mas na seleção ainda não. Por culpa dele, claro, porque jogador sempre tem responsabilidade, mas muito também porque é pouco utilizado. Quando é lançado uma vez e não corresponde totalmente, é porque precisa de mais oportunidades. Ou então, se o técnico acredita que não vale a pena, continua não chamando um jogador que ficou fora da convocação inicial, para espanto de praticamente o mundo inteiro", destacou.

Para Marluci, cabe ao técnico da seleção orientar Vinicius Júnior e lapidá-lo para a equipe. "Pelo que vem fazendo, é claro que merece ser convocado. Até hoje não entendi por que o Tite, em um primeiro momento, não iria convocá-lo e só chamou por conta do corte do Firmino. O Tite se justificou, dizendo que conversou com a comissão técnica do Real Madrid e que o jogador precisava de confiança. Isso ele só vai ter jogando pela seleção. Cabe ao treinador convocar quem merece, e ele merece ser convocado. E cabe ao treinador tirar o melhor dele. O Tite já o conhece e sabe o que pode tirar dele. Tem que saber usá-lo na seleção", opinou a colunista do UOL.

Trajano gostou da atuação do jovem atacante. "O Vinicius Júnior perdeu gol, mas mostrou que tem muito talento. É esquisito ele ser titular e ter entrado no jogo passado e não ter sido convocado. Foi chamado porque o Firmino se machucou", apontou.

Na visão de Mauro, muitas das críticas feitas a Vinicius Júnior têm outro viés, muito mais grave. "Aqui no Brasil, ele é muitas vezes alvo de racismo e de clubismo. Gente que detesta o Flamengo detesta o Vinicius. E tem muito racista por aí. Ver um garoto de São Gonçalo, que é um município pobre, virar titular do Real Madrid, incomoda muito certos elementos por aí. Como eles não podem manifestar o racismo explícito, criticam o futebol do rapaz toda vez que ele perde um gol ou joga mal. Mas o fato é que ele é uma estrela em ascensão, um jogador com potencial", concluiu o colunista do UOL.