Topo

Palmeiras

Time italiano que inspirou Palmeiras celebra laços com camisa verde

Nova camisa 3 da Pro Vercelli é uma homenagem ao Palmeiras - Reprodução/Twitter
Nova camisa 3 da Pro Vercelli é uma homenagem ao Palmeiras Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/11/2021 14h44

A Pro Vercelli, da terceira divisão italiana, lançou no início do mês sua camisa número três, toda verde, para celebrar a conexão histórica com o Palmeiras. O clube alviverde foi criado em 1914 após uma excursão da equipe da cidade de Vercelli e do Torino ao Brasil, que inspirou imigrantes italianos a fundarem um time de futebol que homenageasse sua pátria-mãe.

Na conta oficial da Pro Vercelli no Twitter, a conexão entre os clubes e as cidades foi celebrada na ocasião do lançamento da nova camisa três: "Para homenagear uma história que une a Itália ao Brasil, Vercelli e São Paulo, aqui está a nossa nova terceira camisa!".

Franco Smerieri, presidente da Pro Vecelli, explicou que a relação entre os clubes ainda existe e contou que recentemente houve uma reunião, por videoconferência, entre representantes das duas equipes.

"A relação com o Palmeiras ainda está viva. Em 2015, alguns palmeirenses vieram até nosso estádio. Na ocasião, fizemos uma videoconferência com o ex-presidente do Palmeiras, o diretor de futebol e o diretor de comunicação da época. Temos um vínculo e a relação continua existindo. Tanto é que a nossa terceira camisa é verde em homenagem ao Palmeiras", declarou o mandatário do clube italiano em entrevista ao podcast "Golazzo".

"A história do Palmeiras e da Pro Vercelli começa em 1914. Um grupo de imigrantes italianos fundou um time de futebol chamado Palestra Itália. Fundaram porque, naquele ano, os primeiros times a virem jogar no Brasil foram Torino e a Pro Vercelli, mas eles, os imigrantes que já estavam em São Paulo, identificaram-se muito mais com a Pro Vercelli e fundaram a Società Sportiva Palestra Itália, seguindo essa forte relação. O nome teve de mudar para mudar para Palmeiras durante a 2ª Guerra Mundial para não se associarem ao regime ditatorial italiano. A ligação continuou, sobretudo da parte do Palmeiras", explicou o dirigente italiano.

Fundada em 1892, a Pro Vercelli foi um dos grandes times do início do futebol italiano e até hoje figura entre os clubes com mais títulos nacionais: sete, sendo que todos foram conquistados até a década de 1920 (1908, 1909, 1910/11, 1911/12, 1912/13, 1920/21, 1921/22).

Palmeiras