Topo

Eliminatórias Europeias

Quais seleções podem confirmar vaga na Copa do Mundo nesta terça

A Holanda está perto de confirmar vaga na próxima Copa do Mundo - AFP
A Holanda está perto de confirmar vaga na próxima Copa do Mundo Imagem: AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/11/2021 04h00

Classificação e Jogos

A fase de grupos das Eliminatórias Europeias chega ao fim. A última vaga direta na próxima Copa do Mundo será confirmada hoje (16) e três seleções estão na briga. Ainda há disputa pelos lugares na repescagem. Enquanto isso, a Argentina pode ser o segundo país a se garantir na América do Sul.

A vaga direta restante no Velho Continente está no grupo G. A Holanda lidera com 20 pontos e depende de uma vitória contra a Noruega para se confirmar na Copa. Um empate também deixa a situação bem encaminhada pois há uma margem grande de saldo. Em caso de derrota, porém, é ultrapassada pela seleção de Haaland, que tem 18 pontos e está na disputa.

Há, ainda, um terceiro interessado. A Turquia também tem 18 pontos e enfrenta Montenegro, que já não tem chances. Todas as partidas são às 16h45 (de Brasília).

Quem ficar em primeiro na chave garante vaga no Qatar, o segundo vai para repescagem.

As vagas de segundo lugar também movimentam outros dois grupos. No grupo D, a França, já classificada para Copa de 2022, encara a Finlândia. Os finlandeses estão em segundo lugar, e dependem de um empate para ir à repescagem. Quem ainda postula esta vaga é a Ucrânia, que precisa vencer a Bósnia-Herzegóvina e contar com a vitória da França.

No grupo E também há uma vaga na repescagem em disputa. Com a Bélgica já classificada, País de Gales, com 14 pontos, e República Tcheca, com 11, estão na luta. A seleção de Gareth Bale joga contra os belgas. Os tchecos enfrentam a Estônia. Neste caso, porém, quem não for para a repescagem pela classificação no grupo também estará garantido graças ao desempenho na Liga das Nações. Outra seleção que entrará na repescagem desta forma é a Áustria.

Uma partida desta terça não vale absolutamente nada na classificação. O jogo entre Gibraltar e Letônia não terá qualquer efeito na tabela.

A Europa já tem nove seleções garantidas na Copa: Sérvia, Espanha, Suíça, França, Bélgica, Dinamarca, Croácia, Inglaterra e Alemanha. Resta uma vaga.

Já estão confirmados nos playoffs: Portugal, Suécia, Itália, Escócia, Rússia, Polônia, Áustria, Macedônia do Norte, República Tcheca e País de Gales. Ainda há duas vagas.

Argentina pode se classificar

A Argentina encara o Brasil às 20h30 (de Brasília). Se vencer, também poderá garantir vaga na Copa do Mundo. Para isso precisa que ao menos duas seleções, entre Chile, Colômbia e Uruguai, não vençam seus jogos.

O Chile joga contra o Equador, em casa, os uruguaios visitam a Bolívia, e a Colômbia será mandante no duelo com o Paraguai.