Topo

Eliminatórias Europeias

Mbappé brilha, e França vence em noite de caos para a eliminada Finlândia

Benzema e Mbappé comemoram gol da França diante da Finlândia, em jogo válido pelas Eliminatórias Europeias - FRANCK FIFE / AFP
Benzema e Mbappé comemoram gol da França diante da Finlândia, em jogo válido pelas Eliminatórias Europeias Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/11/2021 18h36Atualizada em 16/11/2021 18h53

Classificação e Jogos

classificada para a Copa do Mundo de 2022, a França contou com o brilho de Benzema e Mbappé para vencer a Finlândia por 2 a 0, fora de casa, nas Eliminatórias Europeias. Com o resultado, a equipe do técnico Didier Deschamps encerrou sua campanha no torneio invicta, com cinco vitórias e três empates.

Os finlandeses, por outro lado, viveram uma noite caótica e dramática. Iniciando a última rodada do Grupo D dois pontos à frente da Ucrânia, a seleção iria para a repescagem mesmo com derrota caso o time do leste europeu não vencesse a Bósnia e Herzegovina, mas viu o outro placar também adverso.

O UOL Esporte fez um resumo do que foi o confronto entre França e Finlândia. Confira abaixo:

Clima frio, jogo frio

Disputado sob um frio de 6°C em Helsinque, o jogo começou bastante estudado e com poucas chances de gol. Até os 20 minutos, os visitantes, que controlavam a partida, chegaram para valer apenas uma vez ao gol adversário: o lateral Digne cruzou da esquerda para o meio e o jovem Tchouaméni bateu para o gol, mas parou no goleiro Hradecky.

A primeira oportunidade real de a Finlândia abrir o placar se deu aos 21 minutos. Em boa jogada de Lod, o volante Kamara arriscou de meia distância — o chute passou perto do gol de Lloris.

Pouco depois, a França respondeu com Griezmann e Mbappé. Em um intervalo de cinco minutos, os dois assustaram Hradecky com finalizações que saíram pela linha de fundo.

Robert Ivanov e Moussa Diaby brigam pela bola em Finlândia x França, pelas Eliminatórias Europeias - Franck Fife/AFP - Franck Fife/AFP
Robert Ivanov e Moussa Diaby brigam pela bola em Finlândia x França, pelas Eliminatórias Europeias
Imagem: Franck Fife/AFP

Na minha casa mando eu

Dos 30 minutos em diante, os mandantes, que precisavam do resultado para avançar à repescagem sem depender de terceiros, saíram para o ataque.

Estrela da equipe, o atacante Pukki foi quem teve mais oportunidades de balançar as redes — a primeira se deu após o atleta fazer o pivô e obrigar Lloris a praticar boa defesa.

Na sequência, o jogador do Norwich errou o alvo em finalização da entrada da área. Ainda teve tempo para o zagueiro Vaisanen e o meia Nissila tentarem abrir o placar, mas a primeira etapa acabou zerada.

Eles decidem!

Karim Benzema, que havia começado o jogo no banco, esquentou a partida ao sair da reserva por volta dos 10 minutos do segundo tempo.

Substituindo o ponta Diaby, o jogador do Real Madrid precisou de menos de 15 minutos para abrir o placar. Ele recebeu pela esquerda e acionou o titular Mbappé, que fez o pivô e devolveu para o companheiro. Com faro de gol "ligado", o atacante finalizou cruzado e não deu chances a Hradecky: 1 a 0.

Aos 30 minutos, foi a vez de o astro do PSG brilhar. Após receber pela esquerda ainda na intermediária, Mbappé arrancou em diagonal e, já na entrada da área, finalizou com categoria para ampliar: 2 a 0.

Mbappé arrancou em velocidade e bateu cruzado para fazer o 2° gol da França sobra a Finlândia - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Mbappé arrancou em velocidade e bateu cruzado para fazer o 2° gol da França sobra a Finlândia
Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Simultaneamente, a Ucrânia fez dois gols na Bósnia e decretou o fim do sonho para os finlandeses, que não vão participar da Copa do Mundo do Qatar.

Diante da "tragédia" para os donos da casa — e da tranquilidade para os visitantes —, o jogo voltou a ficar frio até os acréscimos. Os torcedores, no entanto, apoiaram a equipe até o apito final.