Topo

Corinthians

Corinthians: Conselheira entra com representação após sofrer ato machista

Analu Tomé entrou com representação no Conselho de Ética e Disciplina do Corinthians  - Divulgação
Analu Tomé entrou com representação no Conselho de Ética e Disciplina do Corinthians Imagem: Divulgação

Yago Rudá

Do UOL, em São Paulo

16/11/2021 16h08

Conselheira eleita no Corinthians, Analu Tomé entrou com uma representação no Conselho de Ética e Disciplina do clube do Parque São Jorge cobrando medidas exemplares sobre a conduta de 'Mané da Carne', conselheiro vitalício do Alvinegro que a mandou 'arrumar um tanque de roupa para se divertir' na semana passada. O ato de machismo foi repreendido pela diretoria.

O Conselho de Ética e Disciplina é presidido por André Luis de Oliveira, o André Negão, que faz parte do mesmo grupo político de Mané da Carne no Corinthians. Nos próximos dias, caso seja aceita a representação movida por Analu Tomé, o Conselho do clube investigará o ocorrido e estudará quais advertências podem ser aplicadas no caso.

"Se o clube adota o lema 'respeita as minas', imaginamos quem, em suas instâncias de direção e aconselhamento, não possa mais imperar o desprezo pelas mulheres. A ofensa a uma delas representa grave afronta a todas as milhões de fiéis, sócias e torcedoras, que constroem a grandeza de nosso clube", escreveu Analu Tomé no documento entregue ao Conselho de Ética do Corinthians.

De acordo com o relatado por Analu, a postura machista de Mané da Carne ao se dirigir a outras mulheres é recorrente nas conversas de Whats App dos conselheiros do Corinthians. Embora a plataforma não seja a oficial para debater os assuntos referentes ao clube, o grupo no aplicativo de troca de mensagens é destinado apenas aos membros do Conselho, o que caracteriza falha de conduta.

"Peço providência exemplar nesse caso, a fim de desestimular casos de misoginia e agressão contra a mulher no Corinthians", diz o trecho final da representação também assinada pela conselheira eleita Susy Miranda Sanchez.

Corinthians