Topo

Vitória contra Cuiabá mantém Corinthians 100% com a torcida em Itaquera

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/11/2021 04h00

A vitória do Corinthians por 3 a 2 diante do Cuiabá não somente colocou o time entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, como evidenciou a força da equipe quando atua com a presença de seus torcedores. Se o Timão já esteve entre os piores mandantes da Série A, agora acumula cinco vitórias em cinco jogos desde a volta do público à Neo Química Arena.

Em pouco mais de um mês, os triunfos ante Bahia, Fluminense, Chapecoense, Fortaleza e agora o Dourado de Mato Grosso fizeram o Alvinegro Paulista ir da terceira pior campanha em casa no campeonato para a sétima melhor após o resultado desse sábado (13).

Se ao lado de sua torcida os comandados de Sylvinho acumulam 100% de aproveitamento, o restante dos jogos em Itaquera —com portões fechados— mostraram uma realidade bastante diferente: na Série A de 2021, haviam sido três vitórias, quatro empates e quatro derrotas, ou apenas 39% dos pontos disputados.

Resultados em casa como as derrotas para o Atlético-GO e o Bragantino, ou os empates ante o Juventude o América-MG —esses últimos já com reforços de peso no elenco—, afastaram o time da briga no topo da tabela.

Em contrapartida, com a Fiel de volta para casa, foram os últimos jogos como mandante que alçaram o elenco corintiano ao quinto lugar, após a vitória de ontem e a derrota do Fortaleza, agora na sexta colocação.

Se um aspecto como a presença a torcida pode ser considerado subjetivo, o próprio técnico alvinegro já destacou a importância de contar com os torcedores corintianos no estádio, como na vitória por 1 a 0 diante da Chapecoense. Naquela ocasião, a primeira partida com 100% do público liberado, o Corinthians atuou melhor durante todo o jogo, mas só conseguiu o gol da vitória aos 52 minutos da etapa final, com Roger Guedes.

"Foi uma vitória de alma, de torcedor de estádio cheio. Já até falei e repliquei para os meus atletas: a vitória foi além de táticas, variações, atletas que entraram, e tantas outras variações, mas o gol saiu do estádio, lotado. É a vitória da alma", disse o treinador após a partida.

Depois do jogo contra o Dourado de Mato Grosso, o comandante voltou a destacar a importância dos torcedores: "Os números falam por si. Nosso estádio cheio é importante, um estádio que pressiona, incomoda o adversário e gera uma atmosfera muito positiva".

A última edição do Campeonato Brasileiro —sem torcida do início ao fim, devido à pandemia da covid-19— teve a pior campanha corintiana em casa nos últimos 13 anos, com 54,4% dos pontos disputados. Apenas em 2007, ano do rebaixamento à Série B, os números foram inferiores: 43,9%.

De 2015 a 2019, por exemplo, o aproveitamento em Itaquera esteve sempre acima dos 60% na Série A, chegando às suas porcentagens mais altas nos títulos de 2015, com 87,7%, e 2017, com 71,9%.

Timão embala em casa, mas perde força como visitante

Se o Corinthians fez um primeiro turno ruim como mandante e acima da média como visitante —o segundo melhor até a 19ª rodada—, os papéis se inverteram na segunda metade do Brasileirão.

Agora, enquanto ainda está invencível em Itaquera desde o returno, o Alvinegro não conseguiu triunfar longe de seus domínios: são três derrotas e três empates. Os três reveses, diante de Sport, São Paulo e Atlético-MG, marcaram as piores atuações da equipe nas últimas semanas. Assim, como mostrou o UOL Esporte anteriormente, o aproveitamento como visitante caiu de 63,3% para 16,7%.

Reta final terá mais três jogos em Itaquera e três fora

Para se manter na briga pela vaga direta à próxima Copa Libertadores, o Corinthians precisa manter o desempenho como mandante e melhorar consideravelmente as atuações quando joga fora de casa.

Na reta final do Brasileirão, restam ainda seis partidas —três em Itaquera e três como visitante. A sequência do Alvinegro será diante de Flamengo (fora), Santos (casa), Ceará (fora), Athletico-PR (casa), Grêmio (casa) e Juventude (fora).