Topo

Arábia Saudita anuncia primeiro campeonato feminino de futebol do país

Arábia Saudita autorizou mulheres a entrar em estádios em janeiro de 2018 - AFP
Arábia Saudita autorizou mulheres a entrar em estádios em janeiro de 2018 Imagem: AFP

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/11/2021 15h11

A Arábia Saudita, país com várias restrições às mulheres, vai criar no final de novembro um campeonato de futebol feminino, com 16 equipes, anunciou hoje (13) a Federação saudita da modalidade.

Por meio da conta oficial no Twitter da federação do País na modalidade, o início do campeonato está agendado para 22 de novembro e faz parte de um programa de apoio ao futebol feminino lançado em 2017.

"A criação deste campeonato é um momento importante para a federação", disse o presidente, Yasser al-Misehal, por meio do twitter. Vale lembrar que até janeiro de 2018, as mulheres não tinham autorização para entrar em estádios de futebol.

A competição feminina decorrerá em duas fases, com as equipes disputando inicialmente três ligas regionais, em Riade, Jeddah e Damman, antes de uma fase final, já em 2022, em Jeddah.

Ferramenta diplomática

Os lideres sauditas, criticados em matéria de direitos humanos pelo mundo todo, têm utilizado o futebol como uma ferramenta diplomática na tentativa de melhorar a imagem do país no exterior.

Exemplo dessa diplomacia aconteceu no início de outubro, quando o fundo saudita PIF, presidido pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman, comprou o clube inglês Newcastle por cerca de 353 milhões de euros.