Topo

América-MG vence, sobe na tabela e aumenta drama do Grêmio no Z4

Do UOL, em Porto Alegre

13/11/2021 20h27

O América-MG está cada vez mais próximo de garantir matematicamente a permanência da Série A. E o Grêmio ficou ainda mais perto do rebaixamento. Tudo por conta da vitória mineira, hoje (13), em Belo Horizonte. O jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro foi aberto, com emoção desde o início, e polêmicas de arbitragem. No fim, o placar de 3 a 1 resume o que foi a distância dos dois times em campo.

Felipe Azevedo abriu o placar, após impedimento ser revisado pelo VAR. Ademir fez 2 a 0 ainda no primeiro tempo, e Juninho ampliou para 3 a 0 na arrancada da etapa final. Ferreira descontou para o Grêmio.

O América-MG chega a 44 pontos, salta na tabela e deixa o rebaixamento bem longe. Com chance, até, de jogar com vaga em Copa Sul-Americana e possível Libertadores.

O Grêmio para nos 29 pontos e segue como penúltimo na tabela. O time gaúcho tem mais sete jogos para buscar pelo menos quatro vitórias e sonhar com a fuga do rebaixamento.

Quem brilhou: Ademir

Camisa 10 deu lançamento preciso para Felipe Azevedo abrir o placar, no início do jogo. No final do primeiro tempo, se infiltrou na área e sofreu um pênalti. Que o próprio converteu. Distribuiu o jogo, com boas doses de criatividade e repertório de passes curtos e longos.

Quem foi mal: Vanderson

Lateral falhou no primeiro gol do jogo, ao dar condições e espaço para Felipe Azevedo. Ao longo do duelo, errou tomada de decisão no ataque. Na defesa, colaborou para uma partida ruim do setor.

Kannemann vira desfalque de última hora

Walter Kannemann foi escalado como titular, mas não jogou. Quinze minutos antes de a bola rolar, o Grêmio informou que o zagueiro sentiu dores no quadril durante o aquecimento e foi vetado pelos médicos. O desconforto na região tem sido crônico e já fez o argentino ser desfalque por um bom tempo. Mas desta vez, foi diferente. Em cima da hora. Sem ele, Ruan foi a campo ao lado de Pedro Geromel.

Grêmio enlouquece com arbitragem

O primeiro tempo teve duas ocorrências que fizeram o Grêmio literalmente partir para cima do árbitro Flávio Rodrigues de Souza. Primeiro, os jogadores gremistas pediram tiro livre indireto quase em cima da linha do gol do América-MG. Motivo: Matheus Cavichioli errou ao cobrar tiro de meta e tocou duas vezes seguidas na bola. O lance não foi marcado. Depois, o time gaúcho pressionou a arbitragem reclamando pênalti de Cavichiolli em Elias. O lance também não foi assinalado.

Em ambos, sequer a cabine do VAR foi usada para revisão.

América-MG ganha "pelo cansaço"

O time de Marquinhos Santos fez um jogo cheio de estratégia. Provavelmente explorando o desespero gremista na luta contra o rebaixamento, o América-MG iniciou a partida em ritmo mais acelerado e buscando bolas longas. Encaixou uma delas, abriu o placar e depois se fechou. Passou mais de 40 minutos controlando espaços à frente da área. Nos acréscimos da primeira etapa, saiu ao ataque e sofreu um pênalti.

A posse de bola no primeiro tempo ajuda a explicar o plano: o América-MG teve 45%, ou seja, deixou nos pés do Grêmio a missão de propor. Com o adversário exposto, nervoso, o Coelho conseguiu construir o placar. Como se fosse "no cansaço" físico e mental do adversário.

Grêmio sem criatividade sofre (muito)

A presença de Alisson improvisado no meio, como uma espécie de armador, não deu certo. Talvez pela mudança de cenário da partida, logo com quatro minutos e o gol de Felipe Azevedo. Mas muito, também, pelo desempenho do camisa 23 e o resto do Grêmio. Sem criatividade para superar a defesa do América-MG, o time gaúcho foi um poço de ideias. Passou todo o primeiro tempo rodando a bola no meio-campo.

Aos 38 do primeiro tempo, Diego Souza protagonizou o melhor lance de ataque. O centroavante deu uma cavadinha na saída do goleiro e viu Eduardo salvar, de cabeça, em cima da linha.

Gol no primeiro minuto e jogo franco

Juninho ampliou o placar para 3 a 0, no primeiro ataque do América-MG na etapa final, e tornou o jogo ainda mais atípico. O Grêmio passou a se expor mais, o time da casa baixou o ritmo e a partida ficou aberta. Franca. Por alguns poucos minutos, a equipe gaúcha chegou a pressionar e sonhar com reação, principalmente após o gol de Ferreira. O jovem atacante recebeu no meio de cinco marcadores, achou espaço na meia-lua e bateu no canto direito de Cavichiolli. Mas a reação não passou de sonho. A realidade é nova derrota e o risco de rebaixamento cada vez maior.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-MG 3 x 1 GRÊMIO
Competição: 32ª rodada do Brasileirão
Data e hora: 13/11/2021 (sábado), às 18h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP/Fifa)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Pericles Bassols Pegado Cortez (SP)
Cartões amarelos: Ricardo Silva, Zárate, Cavichioli (AMG); Ruan (GRE)
Gols: Felipe Azevedo, aos 4 minutos do primeiro tempo (AMG); Ademir, aos 48 minutos do primeiro tempo (AMG); Juninho, aos 2 minutos do segundo tempo (AMG); Ferreira, aos 10 minutos do segundo tempo (GRE)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Anderson), Eduardo Bauermann, Ricardo Silva e Marlon; Lucas Kal; Ademir, Juninho, Alê (Valoura) e Zárate (Rodolfo); Felipe Azevedo (Alan Ruschel). Técnico: Marquinhos Santos

GRÊMIO: Brenno; Vanderson (Rafinha), Pedro Geromel, Ruan (Diego Churín) e Cortez; Mateus Sarará (Darlan) e Lucas Silva (Diogo Barbosa); Ferreira, Alisson e Elias Manoel (Campaz); Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini