Topo

OPINIÃO

Rodrigues: "Tite foi bem incoerente ao usar Vinícius Júnior como 1ª opção"

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 04h00

Vinícius Júnior ficou no centro de uma polêmica. O atacante do Real Madrid, um dis principais destaques da equipe nesta temporada, ficou fora da primeira lista de convocados da seleção brasileira para as partidas contra Colômbia e Argentina. Com a lesão de Roberto Firmino, ele foi chamado por Tite e foi o primeiro reserva a ser utilizado na vitória por 1 a 0 sobre os colombianos, nesta quinta-feira (11)

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte - com os jornalistas Isabella Ayami, José Trajano, Marluci Martins e Rodolfo Rodrigues - os comentaristas discutiram a questão envolvendo Vinícius Júnior. Os três consideram que o jovem jogador merece uma vaga na seleção e acharam estranha a postura do treinador em todo o episódio.

"O Vinícius Júnior é o melhor jogador brasileiro nesta temporada 2021/22 na Europa. O Tite defende muito essa questão da meritocracia e geralmente leva o cara que está rendendo bem na Europa. Não faz sentido nenhum não ter convocado o Vinícius Júnior, até pelas opções que ele levou e por ter levado o Philippe Coutinho. Foge muito do discurso que ele sempre teve na seleção ao deixar fora jogadores de nível técnico melhor e convocar jogadores que viviam bons momentos na Europa. Ele sempre fez isso e agora implicou com Vinícius Júnior. Disse que ele precisaria de um tempo maior, de entrosamento, e foi muito estranho. Hoje [ontem], foi a primeira opção dele ali e foi bem incoerente", analisou Rodrigues.

Marluci condenou a atitude de Tite por não incluir o nome de Vinícius Júnior na primeira lista de convocados. "Sempre ouvi o treinador da seleção dizer que seleção é momento. Com o Tite, não parece ser. Quando ele coloca essa dúvida na convocação, ficamos sem compreender o que realmente está acontecendo", criticou.

Para Trajano, a indefinição de Tite influenciou o desempenho do atacante durante a partida contra a Colômbia. "Ao não convocar o Vinícius Júnior e depois convocá-lo no lugar do Firmino, ele entra em campo como a primeira opção. E entra muito ansioso, querendo mostrar para o Tite que deveria ter sido chamado antes. O que me aflige na seleção é essa lentidão, de depender do talento de um jovem. Por que não entra sem o Fred? Não melhorou quando ele saiu? Por que a seleção não se impõe de um jeito mais contundente, usando os talentos que tem na frente? A seleção melhorou muito no segundo tempo, quando entraram Antony, Matheus Cunha e o próprio Vinícius Júnior", opinou.

Mesmo com a tensão de Vinícius Júnior em querer mostrar serviço, Rodrigues o vê com espaço para permanecer no elenco da seleção. "Esse nervosismo é normal. Ele é um garoto de 21 anos e está precisando provar, principalmente depois dessa descartada que o Tite deu nele. No finalzinho do jogo, ele recebeu um ótimo lançamento do Neymar. É um lance que ele poderia ter finalizado com mais calma e ter feito uma escolha melhor. É um jogador que tem potencial para brigar por uma vaga", disse.

Marluci concorda e também gostaria de ver Vinícius Júnior mais vezes na seleção. "Sinto o Vinícius Júnior muito ansioso ainda. Ele não consegue jogar seu melhor futebol, embora não tenha jogado mal. A gente sente uma ansiedade muito grande nele. O Tite precisa resolver isso. Ele tinha que tê-lo convocado de cara justamente para conter essa ansiedade e para lhe dar uma rodada maior. Ele merece pelo que vem jogando", concluiu,

Não perca! A próxima edição do Fim de Papo será na terça-feira (16), logo após a partida Argentina x Brasil.