Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Deveriam trazer alguém do exterior para comandar a arbitragem

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 12h01

O chefe da comissão de arbitragem Leonardo Gaciba não resistiu no cargo depois de mais uma rodada com marcações polêmicas e erros mesmo com o uso do VAR, mas antes mesmo da saída do ex-árbitro gaúcho do cargo, Mauro Cezar Pereira afirmou no podcast Posse de Bola #177 que a melhor solução seria a busca por um profissional estrangeiro.

"A gente fala muito em técnico para a seleção brasileira, técnico estrangeiro. Tem que trazer um cara do exterior para comandar a arbitragem. É isso, é muito simples, não tem outra saída. Porque todos esses caras daqui são dessa cultura da arbitragem brasileira intervencionista, nunca vai melhorar", diz Mauro Cezar.

O jornalista afirma que trocar Gaciba por outro ex-árbitro brasileiro não surtiria o efeito necessário, ressaltando que seria preciso alguém de uma cultura de arbitragem menos intervencionista.

"Tem que trazer um cara da Inglaterra, do quinto dos internos, um cara que saia das profundezas do inferno e que resolva essa porcaria, mas que entenda que nem todo contato é falta, que nem tudo é pênalti, que o VAR não tem que se meter toda hora, porque se colocar qualquer um desses que comentam arbitragem ou não", diz Mauro.

"Não adianta, eles não iguais, eles passaram a vida inteira marcando tudo, então eles vão continuar atrapalhando o futebol. Tem que trazer um cara de fora, pode ser aqui de algum país sul-americano, pode ser da Inglaterra, da Espanha não, da Espanha os caras são ruins também. Mas, enfim, de algum lugar onde a arbitragem permita o jogo", completa.

Arnaldo Ribeiro afirma que a única opção viável que considera entre os brasileiros seria o ex-árbitro e ex-comentarista de arbitragem Arnaldo Cezar Coelho.

"Era um árbitro que não era intervencionista, primeira coisa, nunca foi, que construiu sua carreira como comentarista de televisão, viu o VAR surgir, viu o tira-teima surgir e deveria poder, eu acho que é o único nome brasileiro com alguma possibilidade de entender melhor, porque ele já esteve em todos os lados do balcão", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.