Topo

Brasileirão - 2021

Bahia: presidente diz que Gaciba não tem 'condição cognitiva' e cita má fé

Guilherme Bellintani disparou contra atitudes do ex-árbitro gaúcho em entrevista ao SporTV - Felipe Oliveira / EC Bahia
Guilherme Bellintani disparou contra atitudes do ex-árbitro gaúcho em entrevista ao SporTV Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em São Paulo

12/11/2021 12h09

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, repercutiu a demissão de Leonardo Gaciba da CBF afirmando que o ex-juiz não tem "condição cognitiva" para ocupar a chefia de arbitragem da entidade.

Em entrevista ao "Redação SporTV", o dirigente, que rasgou críticas ao gaúcho na noite de ontem após a derrota do Bahia diante do Flamengo, disse ainda que Gaciba "já vai tarde".

"Leonardo Gaciba já não tinha que ter começado esse campeonato. Ele quase colocou o campeonato anterior a perder por não cumprir o estatuto do torcedor no que se refere aos requisitos de sorteio ou audiência pública. (...) Depois de um erro tão grave, não era para o presidente Gaciba começar um novo campeonato", iniciou.

"Outra coisa, ele não tem condição cognitiva. Há pessoas que não têm preparo para determinadas funções. Isso é um fato da vida. Ele não tem condições cognitivas de comandar a arbitragem brasileira. Já vai tarde. O que a gente precisa ficar atento é sobre qual será o próximo emprego do senhor Leonardo Gaciba, e quem é que ofereceu proteção a ele por tanto tempo nesse sistema horrível que foi a arbitragem brasileira nos últimos anos", prosseguiu Bellintani à emissora.

"Houve má fé"

O dirigente classificou ainda como "má fé" a polêmica arbitragem na partida de ontem - Vinicius Gonçalves Dias Araújo foi escalado para substituir, às pressas, o lesionado André Luiz Castro. Ele marcou um pênalti controverso ainda no 1° tempo da partida, em lance que abriu o placar para os cariocas.

"Para mim, houve não só um erro, houve má fé, houve vontade de fazer equivocadamente um procedimento, que começou no dia anterior, quando houve mudança na escala do árbitro sem nenhum motivo justificável. A CBF simplesmente alterou o árbitro do jogo Flamengo e Bahia sem nenhuma explicação. Não chegou nenhuma comunicação formal ao Bahia sobre o tema", finalizou.