Topo

Bahia

Presidente do Bahia detona Gaciba: 'Joga profissão de árbitro no lixo'

Guilherme Bellintani, presidente do Bahia - Felipe Oliveira / EC Bahia
Guilherme Bellintani, presidente do Bahia Imagem: Felipe Oliveira / EC Bahia

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 23h18

O presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, afirmou que o ex-juiz Leonardo Gaciba, presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol, "joga a profissão de árbitro no lixo". Em entrevista à ESPN Brasil, Bellintani não escondeu sua indignação após os erros do árbitro que atuou na partida em que o Bahia perdeu para o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.

Foram vários os problemas relacionados à arbitragem no jogo disputado na noite de hoje, pelo Brasileiro. O árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araujo marcou um pênalti inexistente contra o Bahia, ainda no primeiro tempo de jogo, mesmo após a revisão do VAR. Além disso, a equipe do Nordeste contesta a mudança da escala da arbitragem na véspera do jogo.

"Me desculpem, senhores árbitros, mas o senhor Leonardo Gaciba joga a profissão de árbitro no lixo. É isso que está acontecendo no futebol brasileiro, a profissão de árbitro está sendo desqualificada pela vergonha que é a condução desse processo."

Para Bellintani, está havendo um "direcionamento de qual clube vai subir e vai cair". Dessa forma, entende que o Bahia está sendo prejudicado após denunciar, em janeiro, que a Comissão de Arbitragem não estava atuando de acordo com o determinado pela Lei Pelé. Segundo a legislação federal, a definição das escalas de arbitragem, por meio de sorteio, devem ser feitas de forma pública.

"Acusamos um problema que é muito grave e que ninguém tocou no assunto. Por que a Comissão de Arbitragem não fazia o sorteio em audiências públicas, como manda a Lei Pelé? O povo tem o direito de saber qual é o critério da escala, porque um árbitro muda. É uma lei federal, aprovada pelo Congresso Nacional."

Bellintani também afirmou que o Bahia não deve tomar nenhuma atitude contra a arbitragem, por considerar que não haverá progresso na reclamação. "É revoltante, mas esse árbitro voltará a ser escalado daqui a três ou quatro jogos, e o senhor Gaciba vai continuar na Comissão de Arbitragem, porque não estou vendo ninguém com coragem de dizer 'chega'".

Bahia