Topo

Eliminatórias Europeias

Novas forças? Armênia, Albânia e Macedônia do Norte almejam Copa do Mundo

Jogadores da Macedônia do Norte comemoram gol contra a Alemanha - Ina Fassbender / AFP
Jogadores da Macedônia do Norte comemoram gol contra a Alemanha Imagem: Ina Fassbender / AFP

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/11/2021 04h00

Classificação e Jogos

Todos os grupos das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo estão desenhados. Em oito das dez chaves, seleções que costumam frequentar a competição mais importante do futebol têm percentual elevado de chance de confirmar vaga ou presença na repescagem. Mas há três postulantes pouco comuns que sonham com a chance de ir ao Qatar em 2022.

São exatamente os dois últimos grupos (I e J) que carregam os novatos. Na mira de Albânia, Macedônia do Norte e Armênia está estragar os planos de equipes que estão mais acostumadas com os holofotes.

Entre as três, a Macedônia do Norte pode ser definida como "mais experiente". Como parte da Iugoslávia, esteve representada em Copa do Mundo e Eurocopa. E, já sob a atual bandeira, esteve na Eurocopa deste ano. A campanha, no entanto, não foi nada animadora e acabou na primeira fase com três derrotas.

Entre os nomes mais conhecidos da equipe estão Alioski, do Leeds United, da Inglaterra, Elmas, do Napoli, da Itália, e Bardhi, do Levante, da Espanha. Pandev, ex-Inter de Milão e atualmente no Genoa, já se aposentou da seleção, diz.

Também com alguma experiência aparece a Albânia. Ainda que nunca tenha jogado uma Copa do Mundo, a seleção já disputou duas vezes a Eurocopa. Foi eliminada na fase inicial em 1964 e ficou em terceiro no grupo A da edição de 2016, quando conheceu a primeira vitória na competição ao bater a Romênia por 1 a 0.

O grupo atual conta com alguns jogadores relativamente conhecidos. Como Djimsiti, da Atalanta, e Kumbulla, da Roma, ambos da Itália. Além de Manaj, que atua no italiano Spezia emprestado pelo Barcelona.

A Armênia tem um jogador mais conhecido, provavelmente, do que toda seleção. O meio-campista Henrikh Mkhitaryan. Ex-Manchester United, Borussia Dortmund e Arsenal, e atualmente defendendo a Roma, ele é o maior artilheiro da história da seleção.

Sua equipe nunca esteve tão próxima da briga por uma vaga para Copa. Depois de fazer parte da União Soviética, a Armênia jamais participou de campeonatos importantes no futebol, seja mundial ou europeu.

Do que eles precisam?

Na Europa, a Eliminatória para Copa do Mundo é dividida em grupos. Os campeões de chave avançam diretamente para o Mundial. Os vices se unem a duas equipes classificadas pela Liga das Nações na disputa de mais três vagas em sistema eliminatório. É pelo segundo lugar que Armênia, Macedônia do Norte e Albânia brigam.

É impossível que os três sigam sonhando com vaga na Copa. Isso porque Armênia e Macedônia do Norte fazem parte do mesmo grupo, o J, e se enfrentam hoje (11). A situação da chave é a seguinte: Alemanha, com 21 pontos, já está garantida no Qatar. Em segundo está a Romênia, com 13. Macedônia do Norte e Armênia aparecem empatadas com 12, logo abaixo.

Faltando duas rodadas para acabar a fase de grupos, além do confronto direto, cujo vencedor praticamente eliminará o rival, a Armênia ainda pega a Alemanha, e a Macedônia encara a Islândia.

Os sonhos de ambos podem acabar, juntos, caso a Romênia não dê brecha nos dois jogos que tem, contra Islândia e Liechtenstein.

Já a Albânia tem um concorrente robusto. No grupo I, soma 15 pontos contra 17 da Polônia. A Inglaterra, com 20, lidera a chave. Os albaneses pegam exatamente os ingleses nesta sexta (12), e depois terão pela frente a seleção de Andorra.

Mas seu esforço poderá ser inútil caso a equipe de Lewandowski some mais pontos contra Andorra e Hungria.