Topo

Santos

Menino que ganhou camisa de Jailson pedia para ver Santos mesmo internado

Jaílson entrega camisa para B.N., garoto foi ameaçado por parte da torcida do Santos na Vila Belmiro - Instagram / Reprodução
Jaílson entrega camisa para B.N., garoto foi ameaçado por parte da torcida do Santos na Vila Belmiro Imagem: Instagram / Reprodução

Eder Traskini e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

10/11/2021 04h00

"Papai, quando eu sair daqui, a gente pode ir ver o treino do Santos?"

O pedido vinha de um garoto de quatro anos internado em um quarto do hospital infantil do Gonzaga, em Santos-SP. Com camisa do Barcelona e calção do clube alvinegro, o jovem partiu o coração do pai por uma semana inteira com a solicitação. Hoje, aos nove anos, o menino B. N. é presença certa no CT Rei Pelé e na Vila Belmiro.

Foi por um simples gesto nesse estádio, no domingo passado (7), que ele ganhou notoriedade na pauta do futebol brasileiro: pediu e ganhou de presente uma camisa do goleiro Jailson, do Palmeiras. Alguns torcedores do time da casa entenderam que aquela seria uma ação inapropriada e fizeram ameaças à criança e seu pai. Eles tiveram de sair escoltados por policiais militares.

Em 2016, B.N. teve uma infecção no sangue. Ele e o pai já tinham como hábito comparecer ao CT do Peixe para pedir fotos com os jogadores. Naquele dia, porém, o menino se preparava para um passeio no zoológico.

"Ele estava passando mal no dia anterior, então o levamos ao médico, e ele fez alguns exames. No dia seguinte ele já estava melhor, mas fomos buscar os exames antes do passeio e os médicos já não deixaram sair de lá. Disseram que teriam que interná-lo. Os exames mostraram plaquetas muito altas. Não sabiam o que era exatamente, podia ser até uma leucemia. Pra ser sincero, do jeito que os médicos falavam, eu não sabia nem se ele voltaria para casa", contou Moisés, o pai, ao UOL Esporte.

B.N. não só voltou para casa, como também voltou ao CT Rei Pelé, à Vila Belmiro e outros tantos lugares da cidade, sempre com o mesmo objetivo: ficar mais próximo de seus ídolos. Pai e filho acompanham desde jogos das categorias de base do Santos à chegada de outros times a hotéis da cidade praiana.

A atitude de pedir a camisa de Jailson, do rival Palmeiras, não é novidade na vida do garoto. B.N. tem camisas não só do Santos, mas de outros jogadores que admira, como o goleiro reserva palmeirense, além de fotos com diversos atletas. Ontem (9), em vídeo nas redes sociais, B.N. pediu desculpas depois também de ser ofendido em ambiente virtual.

Mas quem é B.N?

O menino marca presença na Vila Belmiro desde 2019, sempre no setor da geral, logo atrás do gol do time visitante. Ele nunca deixou a vergonha impedi-lo de tietar seus jogadores favoritos.

João Paulo cede autógrafo para B.N no CT Rei Pelé - Reprodução - Reprodução
João Paulo cede autógrafo para B.N
Imagem: Reprodução

O centro de treinamento é quase uma segunda casa do garoto. Sempre que o Santos vive um mau momento, o menino cria uma faixa com frases motivacionais e comparece na porta do hotel com sua irmã, Isabela, e seu pai. "Mascote" do elenco, tem vários registros com os jogadores, que param o carro para cumprimentá-lo e distribuir autógrafos.

Menino da Vila

Além de um grande apaixonado pelo Santos, B. N. sonha em ser jogador de futebol. Seus primeiros chutes acontecem em uma filial da escolinha Meninos da Vila, localizada em Praia Grande.

Um dos objetivos do garoto era passar na peneira do Santos. No mês passado, ele recebeu a notícia de que foi selecionado para o Sub-9. Os treinos irão começar em janeiro de 2022.

Apoio de Pelé e Neymar

Antes com 4 mil seguidores no Instagram, o menino já conta com mais de 100 mil pessoas que se sensibilizaram com sua história. Entre elas, figuras célebres do universo santista, como os atacantes Neymar, Rodrygo e Gabigol, mas também o goleiro titular do Palmeiras, Weverton.

Ah, e Pelé também entrou no jogo. O ídolo eterno reforçou a mensagem de que o menino não precisaria se desculpar por ser um apaixonado por futebol, e publicou um antigo retrato dele com Vavá, seu companheiro na seleção brasileira, que atuava pelo Palmeiras.

Já o atacante do Paris Saint Germain lamentou o ataque a uma criança de nove anos e exaltou a coragem de B. N. em publicar um vídeo dando "a cara a tapa".

Neymar manda mensagem a B.N., após garoto ser ameaçado por torcedores do Santos - Reprodução - Reprodução
Neymar manda mensagem a B.N., após garoto ser ameaçado por torcedores do Santos
Imagem: Reprodução

Gabigol, hoje ídolo no Flamengo, afirmou que vai mandar uma camisa de presente. Ele foi um dos muitos personagens que procuraram entrar em contato com a família do menino santista ontem. Jailson foi outro.

Santos abraça B.N e convida para o camarote

Ao saber do caso de B. N, o Santos se movimentou internamente para reparar as lembranças do menino na Vila Belmiro. Ele e seu pai foram convidados para assistir ao jogo de Santos e Red Bull Bragantino, hoje (10), às 19h, diretamente no camarote. A ideia é que o garoto supere o episódio e consiga ir com tranquilidade ao estádio.

"O Santos FC já entrou em contato com Moises, o pai do B. N., para minimizar o impacto dos transtornos causados por poucos torcedores exaltados no final do jogo com o Palmeiras. Para manter sua paixão pelo Peixe, B. foi convidado para assistir ao jogo com o Red Bull Bragantino, nesta quarta-feira na Vila Belmiro, desta vez no camarote. O Clube não compactua com qualquer tipo de violência e se solidariza com a criança, que é um dos mais novos Meninos da Vila, conhecido pelo elenco, por sempre estar apoiando o time no portão do CT Rei Pelé", escreveu o clube no posicionamento.

Irmã de B. e B.N (ao meio) prestam apoio ao Santos no CT Rei Pelé - Reprodução - Reprodução
Irmã de B. e B.N (ao meio) prestam apoio ao Santos no CT Rei Pelé
Imagem: Reprodução

Santos