Topo

Empresário diz que negociou ida de Maradona ao Barça com arma na mesa

Maradona vestiu a camisa do Barcelona no início dos anos 80 - VI Images via Getty Images
Maradona vestiu a camisa do Barcelona no início dos anos 80 Imagem: VI Images via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2021 16h06

Responsável por levar Diego Maradona ao Barcelona no início dos anos 80, Josep María Minguella afirmou que foi recebido pelo então presidente do Argentinos Juniors (clube do argentino na época) com uma pistola na mesa.

Em entrevista à "Revista Líbero", o ex-empresário detalhou a "complicada" transferência de Maradona para o clube catalão. Isso porque o então presidente da Argentina, o ditador Jorge Rafael Videla, era contrário à saída do jogador, por considerá-lo um "bem nacional".

Minguella conta que o Barcelona chegou a um acordo com o Argentinos Juniors em 1980, mas teve a transferência "barrada" pelo governo argentino. O empresário, então, retomou a negociação após a Copa do Mundo de 1982, e viu o então presidente do clube de Maradona sacar uma arma e colocá-la sobre a mesa do restaurante.

"Sua contratação foi longa e complicada. Os militares de Videla estavam no governo, e de alguma forma precisavam de uma figura como a de Diego (Maradona). Fechamos um acordo em 1980 com o Argentinos Juniors, mas o governo emitiu uma nota dizendo que Maradona era um bem nacional e que não poderia ir. Que não iria até o término da Copa do Mundo de 82, apesar dos dirigentes do Barça já terem ido à Buenos Aires e da transferência ter sido assinada", iniciou Minguella.

"No começo de 1982, tive que voltar, porque este primeiro contrato já não servia. Próspero Consoli já não estava mais no cargo (de presidente do Argentinos Juniors), e o novo presidente era policial. Quando cheguei para conversar com ele, com o tesoureiro do Barça, entramos em um restaurante, e ele sacou uma pistola e deixou em cima da mesa. 'Não tem nada a ver com vocês', disse. 'É que era muito pesado carrega-lo'. Nós rimos, mas nos impressionamos. Não estávamos acostumados a negociar com uma arma sobre a mesa", completou.

Apesar do esforço, Maradona teve uma curta passagem pelo clube catalão. O argentino estreou em setembro de 1982, e ficou no clube até 1984, quando se transferiu para o Napoli, da Itália.