Topo

Relação entre Paquetá e Neymar vai além da dancinha e tem conversa séria

Paquetá e Neymar comemoram gol na seleção - Lucas Figueiredo/CBF
Paquetá e Neymar comemoram gol na seleção Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

09/11/2021 14h16

A afinidade entre Paquetá e Neymar é nítida. Com o gosto por jogos eletrônicos, músicas e dancinhas, a relação entre os dois tem rendido boas atuações na seleção brasileira. Mas essa ligação não se estabeleceu apenas com bola no pé e brincadeiras.

Neymar já falou muito sério com Paquetá, e o meia do Lyon guarda esse episódio com carinho, sobretudo agora que tem se consolidado como titular da equipe de Tite.

"Quando eu vivi momentos difíceis, até mesmo aqui na seleção, ele chegou, conversou comigo, falou para eu ter calma, que eu era um grande jogador, que poderia contribuir bastante. São coisas como essa que me tranquilizaram e deram confiança para estar realmente fazendo o meu melhor", explicou Paquetá, em coletiva hoje (9), em São Paulo, onde a seleção se prepara para os jogos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias.

Em termos de idade, são cinco anos de diferença entre Neymar e Paquetá. Mas segundo o meia a afinidade cresceu de forma natural. Vídeos da CBF mostrando os bastidores da seleção em jogos passados mostram que até no alongamento pré-jogo a dupla ensaia a dancinha das comemorações.

"Neymar é o nosso principal jogador, um ídolo para mim. Jogar ao lado dele já é motivo muito especial para mim. Além da amizade que a gente tem, da alegria, combinar as dancinhas após os gols é sempre uma coisa descontraída, que vem acontecendo com muita naturalidade. Graças a Deus a gente vem fazendo bem dentro de campo", explicou o meia da seleção, que vê ambição no companheiro de amarelinha:

"A gente tem em comum o prazer de vestir a camisa da seleção, a vontade de querer ganhar os jogos e conquistar grandes coisas".

Gol de Paquetá veio com passe de Neymar em Brasil x Peru pela Copa América - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Gol de Paquetá veio com passe de Neymar em Brasil x Peru pela Copa América
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

No aspecto tático, a consolidação de Paquetá e o papel de construtor de Neymar no PSG colaboraram para a adoção do 4-4-2 por parte de Tite. O meia do Lyon é o responsável pela faixa esquerda do campo e diz que tem ficado mais à vontade.

"Eu venho cada vez mais me adaptando a jogar mais aberto pela esquerda, com a liberdade de flutuar pelo meio e jogar perto do Neymar. É diferente do Lyon. Na seleção, posso dividir isso com grandes jogadores, o Neymar tem uma qualidade de criação muito grande. Isso facilita meu trabalho aqui, e espero que isso possa continuar dando certo", explicou.

O status de Paquetá já passou muito longe da relevância atual. Na Copa América 2019, por exemplo, o meia só entrou em campo por cinco minutos ao longo da campanha de seis jogos e que também não teve Neymar, machucado. A mudança veio também pela saída do Milan e a chegada ao Lyon.

"Para esse momento que eu estou vivendo, cada situação valeu a pena. Minha passagem pelo Milan foi um aprendizado, me tornei um jogador melhor, me deu mais caixa para enfrentar as adversidades de maneira diferente. Hoje, tenho vivido um bom momento", comentou o jogador, que se apresentou na manhã de hoje e participará do treino desta tarde.

A seleção brasileira enfrenta a Colômbia, quinta-feira, na Neo Química Arena, às 21h30. No dia 16, o jogo é contra a Argentina, em San Juan.