Topo

Brasil tem chance de se garantir na Copa na 5ª; veja quem briga por vagas

Troféu mais cobiçado do futebol volta a estar em disputa no Qatar, daqui a um ano - AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA
Troféu mais cobiçado do futebol volta a estar em disputa no Qatar, daqui a um ano Imagem: AFP PHOTO / VANDERLEI ALMEIDA

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/11/2021 04h00

A data-Fifa dos próximos dias tem tudo para definir nove vagas na Copa do Mundo de 2022, no Qatar. O Brasil é um dos virtuais classificados, e a lista de novos classificados ainda terá oito europeus —provavelmente França, Inglaterra e Portugal entre eles. O UOL Esporte traz abaixo um pequeno guia das Eliminatórias de todos os continentes.

América do Sul

Seleções de Brasil e Argentina entram em campo para partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 - Marcello Zambrana/AGIF - Marcello Zambrana/AGIF
Brasil e Argentina lideram as Eliminatórias e estão perto de garantir lugar na próxima Copa do Mundo
Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

A única eliminatória em pontos corridos do mundo tem as rodadas 13 e 14 nos próximos dias. O Brasil já está virtualmente classificado e deve carimbar sua vaga nesta data-Fifa, na qual recebe a Colômbia e visita a Argentina. Uma vitória no primeiro jogo já basta, pois abriria 18 pontos para a própria Colômbia a cinco rodadas do final das Eliminatórias.

A Argentina também pode garantir seu lugar na Copa do Mundo nos próximos dias, mas para isso precisaria de uma combinação de resultados: vencer Uruguai e Brasil e ainda torcer por tropeços de uruguaios e colombianos. A qualificatória termina apenas em março de 2022 e tem quatro vagas diretas e uma na repescagem internacional.

Europa

A fase de grupos da eliminatória europeia termina nesta data-Fifa, por isso oito seleções do continente vão garantir lugar na Copa do Mundo —Alemanha e Dinamarca já estão classificadas. Os campeões de cada grupo têm vaga direta, enquanto os vice-campeões recebem mais duas seleções do ranking da Liga das Nações, somam 12 equipes e são sorteadas em três caminhos de repescagem para mais três vagas no Mundial. Abaixo, as situações de cada grupo:

Cristiano Ronaldo marcou dois gols na vitória de Portugal contra a Irlanda, pelas Eliminatórias Europeias para a Copa de 2022 - Getty Images - Getty Images
Maior artilheiro da história das seleções, Cristiano Ronaldo está perto de classificar Portugal à Copa
Imagem: Getty Images

Grupo A
Portugal está a dois empates de garantir sua classificação na Copa do Mundo. Se perder da Irlanda fora de casa, porém, aí terá de vencer a Sérvia em casa, no jogo decisivo para a vaga direta --quem perder vai à repescagem. CR7 e cia. jogam na quinta (11) e no domingo (14), ambos os jogos às 16h45 (de Brasília).

Grupo B
Suécia e Espanha dependem apenas de si para garantir vaga direta, pois têm confronto direto que fecha o grupo no domingo (14). Os espanhóis, porém, não podem vacilar: visitam a Grécia e, em caso de derrota, passam inclusive a correr risco de eliminação. Atualmente, o grupo tem Suécia com 15 pontos, seguida por Espanha (13) e Grécia (9).

Grupo C
Itália e Suíça estão sobrando, têm campanhas quase idênticas (14 pontos) e fazem jogo imperdível nesta sexta (12). Quem vencer fica a um ponto da vaga direta, e o empate deixaria tudo para a rodada final. No último jogo, a Azzurra visita a Irlanda do Norte, enquanto os suíços recebem a Bulgária.

Grupo D
Atual campeã mundial, a França chega para os jogos contra Cazaquistão e Finlândia a uma vitória da vaga direta na Copa-2022 (dois empates também servem). A maior disputa é pelo lugar na repescagem: Ucrânia, Finlândia e Bósnia e Herzegovina têm jogos diretos nesta data-Fifa.

Grupo E
Um ponto em dois jogos já basta para a Bélgica ir ao Mundial. Já Tchéquia e País de Gales disputam um lugar na repescagem: ambos têm 11 pontos, e não há mais confronto direto entre eles.

Grupo F
A Dinamarca já se classificou, e a Escócia deve ir à repescagem --basta vencer a lanterna Moldávia, que tem um ponto só e a quarta pior campanha das Eliminatórias Europeias.

Jogadores de Holanda e Noruega disputam bola durante partida das Eliminatórias Europeias - Divulgação - Divulgação
Holanda e Noruega brigam diretamente por vaga na Copa do Mundo
Imagem: Divulgação

Grupo G
É a chave mais indefinida: Holanda (19 pontos), Noruega (17) e Turquia (15) ainda têm chances de classificação direta, com direito a um confronto direto na última rodada entre holandeses e noruegueses, na terça (16).

Grupo H
A Rússia tem dois pontos a mais do que a Croácia, e as duas devem decidir a vaga na Copa em confronto direto no domingo (14), na rodada final. Ambas jogam dias antes, mas são favoritas e têm tudo para vencer, respectivamente, Chipre e Malta, por isso a expectativa para o confronto decisivo.

Grupo I
A Inglaterra tem a vaga direta nas mãos, pois basta um ponto nas duas últimas rodadas, contra Albânia e San Marino --essa, a pior seleção das Eliminatórias Europeias. Já a vaga na repescagem será de Polônia ou Albânia.

Grupo J
A Alemanha está classificada, mas o grupo promete emoção: Romênia, Macedônia do Norte e Armênia disputam a vaga da repescagem, enquanto a Islândia tem chances remotas.

África

A eliminatória está na segunda de três fases, mas nenhuma vaga na Copa será decidida agora. É uma fase de grupos; as rodadas finais acontecem nesta data-Fifa; e os campeões de cada chave avançam para um mata-mata de dez seleções e cinco vagas diretas no Mundial —Marrocos e Senegal já estão garantidos no mata-mata.

Américas Central e do Norte

Oito seleções disputam três vagas diretas e uma na repescagem internacional, mas é cedo para dizer quem se classifica. Nesta data-Fifa serão jogadas as rodadas 7 e 8 de um total de 14 nesta fase final da eliminatória, que atualmente tem México, EUA e Canadá nas primeiras posições.

Ásia

Doze seleções disputam as quatro vagas diretas do continente na Copa (e mais uma na repescagem internacional), mas nada será resolvido nesta semana. Esta última fase de classificação tem dois grupos de seis seleções e dez rodadas no total, sendo a quinta e a sexta disputadas nos próximos dias. Irã, Coreia do Sul, Arábia Saudita e Austrália ocupam as quatro vagas atualmente, mas a eliminatória só termina em março de 2022.

Oceania

As eliminatórias do continente ainda nem começaram, sendo seguidamente adiadas por causa da pandemia de covid-19. Há dois meses, a Confederação de Futebol da Oceania concluiu que "não seria possível organizar uma competição neste momento" e agora planeja realizar os jogos em março de 2022, no Qatar. São dez seleções, que disputam uma vaga na repescagem internacional.