Topo

Convocado: Gabriel Magalhães chega à seleção meses após corte da Olimpíada

Zagueiro brasileiro chegou à seleção brasileira principal meses após ser cortado da olímpica - Reprodução/Instagram
Zagueiro brasileiro chegou à seleção brasileira principal meses após ser cortado da olímpica Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

08/11/2021 14h02

O corte de Lucas Veríssimo por lesão resulta em uma novidade na seleção brasileira: o zagueiro Gabriel Magalhães foi chamado por Tite pela primeira vez para os jogos contra Colômbia e Argentina, na semana que vem. O defensor surgiu no Avaí, está na Europa desde 2017 e atualmente deixa Pablo Marí no banco do Arsenal.

O defensor chegou ao Arsenal na temporada passada por 26 milhões de euros, virou titular rapidamente e logo impressionou, sendo por três vezes o melhor jogador do clube no Campeonato Inglês. A consistência colocou Gabriel no radar da seleção brasileira olímpica, mas uma lesão no joelho o obrigou a voltar duas casas. Ele chegou a ser convocado para os Jogos em Tóquio, mas sofreu uma lesão no joelho direito e precisou ser cortado.

Quatro meses depois, finalmente chegou a vez de Gabriel Magalhães na seleção brasileira. Aos 23 anos, ele voltou a jogar em setembro, retomou a titularidade e desde então jogou todas as rodadas do Campeonato Inglês. Sobrou para Pablo Marí, que segue pouco utilizado no Arsenal.

No clube londrino, aliás, o defensor tem conseguido bom desempenho a despeito de alguns problemas de comunicação. "Ele [Gabriel] não fala muito inglês, eu não falo portugês, então não há muito o que falar um para o outro. Mas em campo sabemos o que fazer e nos acertamos", admitiu Ben White, parceiro de zaga do brasileiro, há algumas semanas.

O Arsenal é quinto clube da carreira de Gabriel, que surgiu no Avaí mas não jogou uma partida sequer do Brasileirão. Ele jogou o Catarinense e a Série B em 2016, chamou a atenção do Lille (FRA) e foi vendido por 3 milhões de euros ao final daquela temporada. O começo na Europa foi instável, com empréstimos ao Troyes (FRA) e ao Dinamo Zagreb (CRO) antes de se tornar titular do Lille por grande parte do Campeonato Francês 2019-20. Aí apareceu a transferência para a Inglaterra, em agosto de 2020.

Gabriel Magalhães é o 13º zagueiro convocado neste ciclo da Copa do Mundo do Qatar e um dos 46 estreantes chamados desde 2018. Considerando os cinco anos da era Tite, é o 118º atleta convocado, sendo o 19º zagueiro. Na convocação atual, ele disputa espaço com Eder Militão, Marquinhos e Thiago Silva.

A seleção brasileira joga nesta data-Fifa para confirmar sua vaga na Copa do Mundo: lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 31 pontos pontos, 15 a mais do que o quinto colocado Uruguai, e uma vitória sobre a Colômbia às 21h30 (de Brasília) desta quinta-feira (11) já garante lugar no Qatar. O Brasil ainda visita a Argentina às 20h30 de terça (16).

Dentista de emergência

O único porém de Gabriel Magalhães no Arsenal tem sido dentário. O zagueiro quebrou dois dentes em um choque com o goleiro do Brighton, no mês passado, e precisou recorrer a um dentista 24h para resolver o problema. O mais curioso é que o brasileiro já havia perdido um dente em jogo contra o mesmo adversário, na temporada passada. Agora na seleção, ele pelo menos pode sorrir com os dentes novos.