Topo

Veja árbitros que mais deram pênaltis e cartões neste Brasileirão

Braulio da Silva Machado está no top 3 nos dois quesitos; árbitro já atuou em 11 jogos no torneio nacional - Getty Images
Braulio da Silva Machado está no top 3 nos dois quesitos; árbitro já atuou em 11 jogos no torneio nacional Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/11/2021 10h21

O Campeonato Brasileiro chega em sua reta final, como já é de praxe, com uma série de polêmicas envolvendo decisões capitais dos árbitros dentro de campo.

As principais reclamações dos torcedores dos 20 clubes participantes do torneio envolvem, além da utilização do VAR, a marcação de pênaltis e a distribuição de cartões aos atletas.

O UOL Esporte listou os árbitros de campo mais "ativos" nestes dois quesitos. Veja, abaixo, os juízes mais rigorosos do Brasileirão (os dados são do Transfermarkt e estão atualizados até a manhã de hoje):

Pênaltis

Em relação aos pênaltis marcados, dois dos principais nomes da arbitragem brasileira têm números que chamam a atenção: Marcelo de Lima Henrique e Braulio da Silva Machado.

Eles são os únicos com mais de cinco jogos apitados que têm uma média de mais de uma penalidade a cada duas partidas.

  1. Marcelo de Lima Henrique (11 jogos, oito pênaltis)
  2. Braulio da Silva Machado (11 jogos, sete pênaltis)
  3. Leandro Pedro Vuaden (13 jogos, cinco pênaltis)
Marcelo de Lima Henrique tem média de quase um pênalti apitado por jogo neste Brasileirão - Silvio Avila/Getty Images - Silvio Avila/Getty Images
Marcelo de Lima Henrique tem média de quase um pênalti apitado por jogo neste Brasileirão
Imagem: Silvio Avila/Getty Images

Cartões

Em relação aos cartões, o mais rigoroso, com folga, é Luiz Flávio de Oliveira. O paulista já aplicou 73 cartões (72 amarelos e um vermelho) em 12 duelos apitados nesta temporada. Ele é seguido de Bruno Arleu de Araújo, com 66.

Luiz Flávio de Oliveira é o árbitro que mais distribuiu cartões neste Brasileirão - CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS - CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS
Luiz Flávio de Oliveira é o árbitro que mais distribuiu cartões neste Brasileirão
Imagem: CESAR GRECO / AG. PALMEIRAS

Assim como no ranking dos pênaltis, Braulio também aparece no top 3 entre os que mais punem os atletas. Em 11 jogos, foram 60 amarelos (um deles que virou expulsão) e outros dois vermelhos.

  1. Luiz Flávio de Oliveira (12 jogos, 73 cartões)
  2. Bruno Arleu de Araújo (11 jogos, 66 cartões)
  3. Braulio da Silva Machado (11 jogos, 62 cartões)