Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Grêmio entra na reta final sufocado, pressionado e sem torcida

Do UOL, em São Paulo

05/11/2021 17h44

O Grêmio foi derrotado pelo Atlético-MG na última quarta-feira, perdendo uma oportunidade de reduzir a distância que hoje é de 7 pontos para o Bahia, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tendo pela frente um Gre-Nal que pode ser decisivo para a tentativa de permanecer na primeira divisão do Brasileirão.

No podcast Posse de Bola #175, Arnaldo Ribeiro vê o Grêmio em situação pior se comparado a seus concorrentes na briga contra a queda para a Série B devido à pressão, a situação de ausência do torcedor por punição após a invasão de campo contra o Palmeiras e um clássico com o maior rival tendo tempo para preparar durante a semana visando justamente o duelo no Beira-Rio.

"O Grêmio agora entra em uma reta final sufocado, pressionado, sem torcida, punida, e fazendo um clássico contra o rival que passou a semana inteira guardando energias, poupando jogadores para torcer a faca, porque foi assim quando o Inter caiu, parecia que o Inter não iria cair e o Inter não tinha os problemas do Cruzeiro, eram problemas diferentes, e caiu também. O Grêmio está passando por essa situação, com um time caro, com jogadores bons tecnicamente, com o salário em dia e usando os ídolos do clube nessa temporada, o Renato, que ficou um tempão e saiu antes do início do Brasileiro e o Felipão", diz Arnaldo.

"Agora está em uma situação muito delicada, acho que é uma situação, das equipes que estão lá embaixo, a mais delicada pelo tamanho do time, pela situação inusitada que vive e o clássico Gre-Nal do sábado, tenso, tem tudo para ser um dos jogos mais importantes da temporada, em que um time só tem um objetivo, o mandante Internacional, empurrar o outro para baixo", completa.

O jornalista chama a atenção para o fato de o Grêmio ser um clube com boa saúde financeira, diferentemente do que ocorreu nas temporadas anteriores, nas quedas de Cruzeiro, Botafogo e Vasco, considerando que o Campeonato Brasileiro atual tem um equilíbrio que torna complicada a recuperação para um time que começa mal, como é o caso do tricolor gaúcho.

"O Grêmio contraria a regra da falência administrativa com a queda de divisão no futebol brasileiro. Eu acho que a questão do Grêmio é uma questão de um fracasso esportivo gigantesco nessa temporada, de escolhas erradas, de falta de atenção e acho que isso vai ficar cada vez mais latente, a Série A hoje, com todas essas questões de calendário, quem larga mal na Série A tem muita dificuldade de reação depois. Até agora o São Paulo não está livre matematicamente do rebaixamento, e teve mais ou menos a largada do Grêmio, dá para explicar esportivamente o momento do Grêmio, você não tem respiro e você não tem adversário fácil", afirma Arnaldo.

"Acho que o Grêmio respira por aparelhos e acho que aquele episódio pós-jogo com o Palmeiras parecia aquele jogo em que o Coritiba foi rebaixado, que invadiram o Couto Pereira, arrebentaram tudo. Aquilo era a última partida, mas parecia que o Grêmio tinha ali naquela partida contra o Palmeiras decretado sua queda para a segunda divisão", conclui

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.