Topo

Corinthians

Corinthians é um dos times menos precisos em cruzamentos no Brasileirão

Do UOL, em São Paulo

03/11/2021 04h00

Diante de uma Chapecoense muito fechada, o Corinthians abusou dos cruzamentos na segunda-feira (1), na Neo Química Arena. Foram 38 bolas na área da equipe catarinense até Róger Guedes balançar as redes no último minuto e garantir a vitória corintiana por 1 a 0.

A estratégia, contudo, pouco resultado tem trazido ao time de Sylvinho. O Corinthians é o terceiro time menos precisos em cruzamentos no Brasileirão. A equipe tem média de 3,4 bolas na área bem-sucedidas por partida, melhor apenas que Cuiabá (2,9) e Atlético-GO (3), de acordo com o "SofaScore", site especializado em estatísticas.

Na entrevista coletiva depois da vitória sobre a Chapecoense, Sylvinho apontou a falta de jogadores na primeira trave como um dos motivos para que quase nenhum dos cruzamentos ter incomodado o goleiro Keiller.

"O adversário fecha, você abre. Faltou um homem de primeiro pau para puxar e desmontar essa linha. O adversário preenchia a área. Se não mexer no primeiro pau, desestabilizar, mudar o posicionamento, fica simples para tirar. É algo trabalhado, mas ao longo do tempo, não saindo gol, tivemos que insistir mais. Era muito difícil entrar por dentro, e as opções foram essas. Tivemos 38 cruzamentos, que são passes incertos. No contra-ataque é mais fácil, a área está mais limpa, mas com oito atletas na área é mais difícil. Se teve um erro nosso, não foi o cruzamento, mas sim atacar a bola", explicou o treinador.

O Corinthians começou a partida contra a Chapecoense sem um centroavante de origem. Na posição, Sylvinho optou por escalar Renato Augusto de falso 9. Apenas aos 29 minutos do segundo tempo o treinador optou pela entrada de Jô no lugar de Du Queiroz. O camisa 77 desviou o escanteio cobrado por Adson, que sobrou para Róger Guedes fazer o gol da vitória.

"Quando um time se fecha, vão vir os cruzamentos. Aí volto a dizer, faltou entrada no primeiro pau. E o Jô era essa opção, pensávamos, mas buscávamos um posicionamento da segunda linha de meio-campo, sobre como ficaria, talvez por isso demorou. Mas poderia entrar antes? Sim, sem problema nenhum. O Jô entrou, deu sustentação na área. No cruzamento do escanteio o Jô sobe com o Gil para sobrar no Róger no segundo pau, uma jogada que temos onde ele se afastar para a segunda trave para marcar", completou.

O Corinthians se prepara para mais uma partida na Neo Química Arena. No próximo sábado (6), os comandados de Sylvinho enfrentam o Fortaleza, às 17h (de Brasília), pela 30ª rodada do Brasileirão.

Corinthians