Topo

Grêmio

Imagens de gremista em suposto ato racista serão analisadas pelo STJD

Torcedores do Grêmio invadem campo após a derrota para o Palmeiras - Reprodução / TV Globo
Torcedores do Grêmio invadem campo após a derrota para o Palmeiras Imagem: Reprodução / TV Globo

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/11/2021 12h00

As imagens registradas por torcedores do Palmeiras e divulgadas nas redes sociais ontem (31), que mostraram um torcedor do Grêmio supostamente fazendo gestos racistas, serão avaliadas pelo STJD para uma eventual denúncia, segundo apurou o UOL Esporte. O Tribunal irá, também, considerar a súmula e os registros da invasão de campo.

Pelo vandalismo dos torcedores, que invadiram o campo, destruíram a cabine do VAR, agrediram seguranças e tentaram invadir o túnel que dá acesso aos vestiários, após o encerramento do jogo entre os dois times pela 29ª rodada do Brasileiro, o processo de denúncia é mais simples, já que as atitudes foram relatadas pelo árbitro da partida em súmula.

No caso do possível ato racista, as imagens que rodaram as redes sociais serão analisadas para saber se há ou não consistência para seguir com o processo.

Nas imagens, feitas por palmeirenses, um torcedor do Grêmio está aparentemente imitando um 'macaco' em direção aos rivais. Quem filmou o ato fez a acusação imediata. "Olha lá ele imitando macaco", diz antes de proferir palavrões e xingamentos.

O trâmite natural do caso prevê análise dos registros pela procuradoria e denúncia no STJD para um posterior julgamento.

Pela invasão de campo, se considerada grave, o Grêmio pode pegar pena com perda de mando de campo em até 10 jogos. Desta forma, poderá não atuar mais na Arena até o fim do Brasileiro.

Grêmio