Topo

Mikael faz dois, Sport bate Atlético-GO e sobe à 17ª posição da Série A

Mikael comemora gol do Sport contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro - Paulo Paiva/AGIF
Mikael comemora gol do Sport contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/10/2021 22h25

O Sport tanto insistiu que garantiu a vitória por 2 a 0 diante do Atlético-GO, na noite de hoje (31), na Arena de Pernambuco, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, e subiu de posição na tabela do campeonato. Os gols foram marcados por Mikael, o grande destaque do confronto em Recife.

Com o resultado, a equipe de Gustavo Florentín vai a 30 pontos e assume o 17º lugar, deixando o Juventude para trás. Já o Dragão continua com 37 pontos, na décima posição.

O próximo compromisso dos atleticanos será na próxima sexta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Flamengo, no Maracanã. No mesmo estádio, a equipe pernambucana volta a campo no sábado (6), contra o Fluminense, às 21h.

Quem foi bem: Mikael

Artilheiro do Sport na temporada, agora com 12 gols, Mikael foi o grande destaque do confronto. Ele marcou três gols na partida, um deles corretamente anulado por impedimento. No segundo, de pênalti, chutou firme e abriu o placar, aos 30 do segundo tempo. No dia de Halloween, o atacante comemorou com a máscara do personagem Jason, e levou o cartão amarelo pelo gesto. Ele teria sido expulso se, na primeira etapa, quando também colocou a máscara ao celebrar o gol impedido, a arbitragem tivesse se lembrado de puni-lo com o cartão. O último tento foi um golaço: ele recebeu cruzamento de Paulinho Moccelin, matou no peito e acertou um lindo voleio para fechar a vitória dos donos da casa.

Quem foi mal: Defesa do Dragão

A proposta do Atlético-GO para jogar fora de casa era se fechar no ferrolho defensivo e buscar o contra-ataque para pontuar em Recife. Até o primeiro gol do Sport, o objetivo estava sendo cumprido, mas não por competência da equipe visitante. Com a defesa pouco organizada, sobraram chances para os atletas do Leão, que perderam uma série de oportunidades até o fim da partida, quando decidiram com Mikael.

Sport vai para cima e garante a vitória no fim

O Sport começou melhor no primeiro tempo, e logo no início teve ótima jogada com Sander, mas Fernando Miguel defendeu. Aos 11, Mikael recebeu na área, girou e chutou no fundo do gol, mas o VAR acusou o impedimento do atacante. O Leão seguiu com o ímpeto ofensivo ao longo da primeira etapa e da segunda, mas sofria com as chances perdidas. No fim do jogo, foi premiado pela insistência com dois gols de seu camisa 99.

Atlético-GO tenta se defender, e sofre bombardeio na Arena

Se a postura do Leão foi ofensiva e incessante nos avanços, o Atlético-GO se dispôs a defender e jogar no contra-ataque. A tática do técnico Eduardo Souza não funcionou. Além de quase não levar perigo à meta de Mailson, os visitantes ainda sofreram com o inspirado ataque do Leão. A derrota poderia ter sido por um placar mais aberto que o 2 a 0 que fechou a partida.

Saiu sozinho!

Uma cena bizarra deu o pontapé inicial à partida na Arena Pernambuco. Quando Luiz Flavio de Oliveira autorizou o começo do jogo, Gustavo Oliveira saiu jogando sozinho, sem tocar a bola para ninguém, e o árbitro marcou tiro livre indireto pelo erro do atleta do Sport.

Florentín é expulso e vai para a galera

O técnico do Sport, Gustavo Florentín, foi expulso no início da segunda etapa. Ele recebeu o cartão vermelho direto por reclamação, e subiu à arquibancada e foi assistir ao jogo ao lado dos torcedores. Quando os gols de Mikael saíram, no fim da partida, o treinador caiu nos braços da torcida e vibrou muito.

FICHA TÉCNICA

Sport 2 x 0 Atlético-GO

Data: 31/10/2021

Hora: 20h30 (de Brasília)

Local: Arena de Pernambuco

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)

Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)

Cartões amarelos: Hernanes (Sport), José Welison (Sport), Gustavo (Sport) e Mikael (Sport); Fernando Miguel (Atlético-GO), Ronald (Atlético-GO) e Arnaldo (Atlético-GO)

Cartões vermelhos: Gustavo Florentín (técnico - Sport)

Gols: Mikael, aos 30' e 40 minutos do 2º tempo.

Sport: Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino e Sander (Luciano Juba); Marcão, Zé Welison e Hernanes (Everton Felipe); Gustavo (Chico), Santiago Tréllez (Paulinho Moccelin) e Mikael. Técnico: Gustavo Florentín.

Atlético-GO: Fernando Miguel; Arnaldo, Wanderson, Éder e Igor Cariús (Jefferson); Marlon Freitas, Gabriel Baralhas (Montenegro) e André Luís; Ronald (Toró), Zé Roberto (João Paulo) e Janderson (Matheus Barbosa). Técnico: Eduardo Souza.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Atlético-GO enfrenta o Flamengo na sexta-feira, 5 de novembro, e não na quinta-feira. O erro foi corrigido.