Topo

Menino volta e gera dilema: Já é hora prepará-lo para decisão? Veja números

Gabriel Menino, jogador do Palmeiras, durante partida contra o Juventude  - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF
Gabriel Menino, jogador do Palmeiras, durante partida contra o Juventude Imagem: Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF

Diego Iwata Lima

De São Paulo

30/10/2021 04h00

Abel Ferreira encerra a semana de treinos com uma boa notícia. O meia e lateral Gabriel Menino está inteiramente recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo e vai estar à disposição, salvo algum imprevisto, para o jogo contra o Grêmio, no domingo (31), em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro.

O preferido do técnico para a lateral direita é Marcos Rocha, isso nunca foi segredo. Mas o camisa 2 já é desfalque certo na final da Libertadores, que acontece em menos de um mês. Contando o jogo contra o Grêmio, há sete jogos para Abel terminar de montar o time ideal para decidir o título.

Desse modo, e com o título brasileiro sendo apenas uma possibilidade remota, vale mais a pena ir preparando Gabriel Menino para a decisão continental ou seguir apostando na soma de pontos jogo a jogo e manter Rocha entre os titulares?

A julgar pelas poucas vezes que Gabriel Menino atuou, talvez fosse o caso de dar mais minutagem a ele. Somando todos os jogos dele por Brasileiro e Libertadores, o jogador atuou apenas dez vezes como lateral ou ala na temporada.

Gabriel Menino jogou muito pouco nos campeonatos de 2021

Em especial nos últimos seis meses, a importância de Gabriel no clube encolheu. Por conta de contusões e convocações para a seleção brasileira, o meia tem poucos jogos na temporada e, desse modo, números modestos em termos de contribuição.

Em 28 rodadas de Brasileiro, Gabriel só esteve presente em 15 jogos, sendo titular em apenas nove. Como lateral ou ala direito, começou jogando ou entrou no decorrer do jogo oito vezes apenas. Nas demais, atuou no meio-campo.

A última partida que Gabriel começou jogando foi contra o Bahia, em 13 de outubro —empate em 0 a 0. Na Arena Fonte Nova, ele atuou como lateral-direito, no lugar de Marcos Rocha, que havia lesionado a coxa direita.

Na temporada 2020, ele jogou 61 vezes, deu 62 passes para finalização e dez assistências, liderando o fundamento no elenco —além de fazer quatro gols.

Neste ano, ele tem zero assistência no Brasileiro, 12 passes para chutes de companheiros —que não se tornaram gols— e duas bolas na rede apenas: contra o Grêmio, em 7 de julho, e contra o Corinthians, em 25 de setembro.

Na Libertadores, Menino jogou quatro partidas, sendo titular em uma, na vitória por 6 a 0 sobre o Universitario (PER). Na goleada, deu suas duas assistências do torneio. Somando os quatro jogos, deu quatro passes para chutes de companheiros.

Em apenas um dos quatro jogos, ele foi lateral ou ala direito: entrou no lugar de Marcos Rocha nos minutos finais de Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras, pela semifinal.