PUBLICIDADE
Topo

Inglês - 2021/2022

Chelsea fura retranca do Newcastle e dispara na ponta do Inglês

Reece James comemora após marcar para o Chelsea - SCOTT HEPPELL/REUTERS
Reece James comemora após marcar para o Chelsea Imagem: SCOTT HEPPELL/REUTERS

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2021 13h01

Classificação e Jogos

Paciência. Esta foi a palavra-chave para o bom triunfo do Chelsea sobre o Newcastle por 3 a 0, fora de casa, hoje (30), pela 10ª rodada do Campeonato Inglês. Foram 66 minutos com o zero no placar, até que Reece James furou a retranca rival e abriu o caminho para a vitória. Ele mesmo fez o segundo, aos 32 minutos da segunda etapa, e Jorginho, de pênalti, aos 35, fechou a conta.

Aproveitando os tropeços dos adversários diretos na rodada, o Chelsea abriu vantagem na liderança do Campeonato Inglês. Agora, com 25 pontos, o time abriu três pontos para o vice-líder (o Liverpool) e cinco para o Manchester City, que é o terceiro. O Newcastle, com 5 pontos, é o 19º.

O próximo jogo do Chelsea na temporada é pela Liga dos Campeões da Europa, fora de casa, contra o Malmo (SUE), na próxima terça-feira (2 de novembro). Depois do confronto pela quarta rodada do Grupo H do torneio continental, o time de Londres volta as atenções para o Campeonato Inglês.

No dia 6, os comandados de Thomas Tuchel recebem o Burnley, às 12h (de Brasília). O Newcastle, por sua vez, tem o Brighton, fora de casa, na sequência da competição nacional, também no dia 6, às 14h30 (de Brasília).

Quem foi bem: Reece James

Jogando como ala direito, Reece James quase deu uma assistência no primeiro tempo, mas viu Ziyech isolar a chance. No segundo tempo, ele mesmo aproveitou as chances que teve e fez os dois primeiros gols do jogo.

Quem foi mal: Ataque do Newcastle

O sistema ofensivo do Newcastle foi praticamente nulo no jogo. Se a defesa funcionou bem no primeiro tempo, segurando a pressão do Chelsea, o ataque não fez quase nada em nenhuma das duas etapas. Saint-Maximin e Callum Wilson mais ajudaram na marcação que qualquer outra coisa.

A mão do técnico

Aos 19 minutos do segundo tempo, Thomas Tuchel tirou Ziyech, que havia criado todas as melhores chances do Chelsea - mas tinha um cartão amarelo -, de campo, para a entrada de Barkley. Além disso, Kanté, outro amarelado, saiu para a entrada de Loftus-Cheek. Coincidência ou não, um minuto depois, Reece James abriu o placar e os gols saíram naturalmente.

Gol anulado e chance incrível

Depois de circular por perto da área do Newcastle sem conseguir entrar por algum tempo, o Chelsea ameaçou aos 28 minutos. Jorginho achou um ótimo passe para Ziyech. O jogador marroquino acertou um belo chute e encobriu Darlow, mas estava impedido.

Quatro minutos depois, Jorginho voltou a encontrar um companheiro bem posicionado dentro da área: Reece James. O lateral dominou e cruzou por baixo. A bola encontrou Ziyech na segunda trave, dentro da pequena área, e o marroquinho, sem goleiro, isolou e perdeu a melhor chance até então.

Aos 44 minutos, Ziyech voltou a assustar. Desta vez,o meia bateu falta da entrada da área e a bola passou perto do travessão.

Ataque contra defesa

O panorama do jogo não mudou no segundo tempo. Logo aos dois minutos, Ziyech, de novo ele, recebeu de costas na entrada da área, girou e bateu forte para o gol. A bola desviou em Lascelles e enganou o goleiro Darlow, mas explodiu na trave.

Paciência premiada

Aos 20 minutos do segundo tempo, sem diminuir ou acelerar demais o ritmo, o Chelsea chegou ao seu gol, quase que de forma natural.

Hudson-Odoi fez uma grande jogada pela esquerda, deixou dois marcadores para trás e cruzou. A bola atravessou a área e chegou até Reece James. O defensor dominou com a direita e puxou para dentro para soltar uma bomba indefensável com a perna esquerda e abrir o placar.

Aos 32 minutos, Reece James voltou a brilhar. Ele recebeu na área e rolou para Loftus-Cheek, que bateu forte. A bola explodiu na zaga e, com o goleiro Darlow no chão, traído pelo desvio, voltou para James, que chutou de primeira e fez o segundo.

Três minutos depois, o desespero do Newcastle se escancarou. Kai Havertz recebeu em profundidade e tentou driblar o goleiro Darlow, que o derrubou na área. Jorginho converteu o pênalti e fez o terceiro e fechou a conta.

FICHA TÉCNICA

NEWCASTLE X CHELSEA

Competição: 10ª rodada do Campeonato Inglês
Data: 30/10/2021
Horário: 11h00 (de Brasília)
Local: estádio St. James Park
Cartões amarelos: Kanté e Ziyech (Chelsea); Hayden, Ritchie e Lascelles (Newcastle)
Gols: R. James, aos 20' e aos 32', e Jorginho, aos 35 minutos do segundo tempo

Newcastle: Darlow; Javi Manquillo, Krafth, Lascelles, Clark e Ritchie; Longstaff (Shelvey), Hayden (Almirón) e Fraser (Willock); Callum Wilson e Saint-Maximin. Técnico: Graeme Jones

Chelsea: E. Mendy; Rudiger, Thiago Silva e Christensen; Chillwell, Jorginho, Kanté (Loftus-Cheek), R. James; Hudson-Odoi (Saúl), Ziyech (Barkley) e Kai Havertz. Técnico: Thomas Tuchel