Topo

Tite justifica Philippe Coutinho de volta à seleção: 'Retomando o padrão'

Gabriel Carneiro e Igor Siqueira

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

29/10/2021 11h15

O técnico Tite justificou o retorno de Philippe Coutinho à seleção brasileira pelo fato de o meia estar "retomando o seu padrão" e se enquadrar ao esquema tático da equipe.

A afirmação se deu na manhã de hoje (29), durante a convocação da equipe para os últimos jogos do ano, contra Colômbia e Argentina, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa de 2022, nos dias 11 e 16 de novembro.

Em entrevista coletiva, Tite afirmou que Everton Ribeiro, do Flamengo, seria convocado no lugar do atleta do Barcelona. O acordo entre CBF e clubes para não prejudicar a reta final do Brasileirão, no entanto, inviabilizou a escolha.

"Nós procuramos ter uma série de atletas, cerca de 50 atletas, neste acompanhamento. Fica prejudicada a convocação de atletas brasileiros. Qual é a posição do Coutinho? Ele é articulador. O Everton Ribeiro, infelizmente, não foi possível, seria um convocado. Temos outras opções, [Coutinho] é um grande jogador retomando seu padrão", iniciou.

"É uma oportunidade. Como disse, ele está retomando uma função que é dele e do Paquetá, de articulador. A equipe se moldou assim, é um agudo do lado direito e um articulador no esquerdo, ou vice-versa, tendo dois atacantes centrais. A expectativa é de ele retomar o padrão que já conhecemos", prosseguiu Tite.

Coutinho não era convocado para a seleção há um ano, desde as primeiras rodadas das Eliminatórias.