Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Nem Arrascaeta salva a bagunça que é o time do Flamengo hoje

Do UOL, em São Paulo

29/10/2021 15h55

O Flamengo sofreu com uma série de desfalques nos últimos jogos, principalmente de jogadores que são considerados fundamentais para o time, como é o caso do meio-campista uruguaio Arrascaeta, que se recupera de lesão na coxa esquerda e que ficou fora de jogos importantes nos quais o time rubro-negro não se saiu bem.

No podcast Posse de Bola #173, Mauro Cezar Pereira afirma que Arrascaeta é importante para o Flamengo, mas mesmo o seu retorno não resolveria o problema do time, que está mais ligado à forma como ele é treinado. Considerando que o uruguaio deve jogar pela seleção de seu país antes da final da Libertadores, o jornalista afirma que os torcedores precisarão rezar.

"Ele deverá ser recuperado para jogar pelo Uruguai e aí o torcedor do Flamengo tem que acender uma vela para São Judas Tadeu, ontem foi o dia do santo, inclusive, para ver se tudo corre bem e se ele não se machuca, mas aí não tem como o clube fugir disso, é a bizarrice do nosso calendário, do futebol mundial, sul-americano, ser obrigado a ceder um jogador às vésperas de um jogo super decisivo, o mais importante da temporada", diz Mauro.

"Agora, eu acho que não tem Arrascaeta que resolva a bagunça que é o time do Flamengo hoje, acho que não é um problema dos jogadores, o time é mal treinado, ele desmanchou o time, ele acabou com o time. Quando ele tenta fazer mudanças, ele acaba com o time", completa.

Mauro também chama a atenção para mais uma atuação ruim do zagueiro Léo Pereira, com erro na saída de bola, e lembrou que Rogério Ceni foi criticado quando recuou Willian Arão para a defesa justamente para melhorar a qualidade do passe na saída de bola, considerando também que o volante improvisado se saía melhor como defensor do que Léo Pereira.

"Uma coisa muito curiosa que eu queria lembrar, quando o Ceni colocou o Arão de zagueiro e foi criticado, quem jogou melhor de zagueiro, o Arão na campanha do título brasileiro ou hoje o Leo Pereira? O Arão foi melhor que o Léo Pereira. O Léo Pereira, os dois gols do Athletico-PR em Curitiba, gols de cabeça, foram em cima dele e o primeiro gol do Athletico-PR, o primeiro gol do Athletico-PR nasce de um erro de passe do Léo Pereira, uma bola na fogueira para o Diego, a segunda seguida, dali surge a jogada e o pênalti", diz Mauro.

"Por que o Arão foi para a zaga? Para ter uma saída de mais qualidade. Então, o técnico anterior, muito combatido, com erros, com acertos, especialmente lá dentro do clube, talvez, relacionamentos, ele buscava soluções e deram certo, o Flamengo é campeão brasileiro e hoje o técnico insiste nesse jogador que não tem hoje condição, neste momento não tem condição. Aliás, está até fora da Libertadores o Léo Pereira porque está tolamente suspenso por uma expulsão boba contra o Barcelona-EQU", completa.

O colunista do UOL também comenta o fato de a direção do Flamengo comemorar o faturamento do clube e não aproveitar para contratar uma comissão técnica de maior nível que a atual.

"Acho que nem o Arrascaeta salva. Nessa bagunça que está, quarta-feira foi uma coisa muito vergonhosa. E o mais bizarro, o Flamengo se vangloria de um faturamento esse ano que deve bater R$ 1 bilhão. Separa R$ 4 ou 5 milhões e contrata uma comissão técnica de primeira linha para os nossos padrões, como tinha em 2019, e entrega a chave do CT para o cara. Por que o português trouxe seis, sete pessoas com ele? Porque ele não confia na estrutura que tem apadrinhados, amigos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.