Topo

Em alta, Palmeiras está a 3 vitórias de superar time de 2020 no Brasileiro

Jogadores do Palmeiras durante treinamento - Cesar Greco/Palmeiras
Jogadores do Palmeiras durante treinamento Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

De São Paulo

29/10/2021 04h00

O Palmeiras vem de quatro partidas sem perder, sendo três vitórias —Internacional, Ceará e Sport— e um empate, contra o Bahia. Na vice-liderança do Brasileiro, com 49 pontos, e com mais 33 para disputar, o clube está a três vitórias de superar seu desempenho no Brasileiro da última temporada, quando foi sétimo, com 58 pontos, ficando a 13 do campeão Flamengo.

E ao contrário de 2020, o time deste ano está crescendo nos jogos que antecedem a final da Libertadores, realizada em 30 de janeiro deste ano.

Na temporada passada, embora tenha havido menos jogos —cinco contra 14 de 2021— o Palmeiras teve desempenho ruim no Brasileiro entre a segunda partida da semifinal, contra o River Plate, e a decisão contra o Santos. Conquistou apenas 33% dos pontos então em jogo: cinco de 15.

Neste ano, dos 42 pontos que pode fazer entre o 2° jogo com o Atlético-MG (28/9) e a final de Montevidéu (27/11), o Palmeiras já fez 11 em 21 possíveis (52%) e ainda disputa mais sete jogos. Conquistando uma só vitória nos próximos 28 dias, o Palmeiras já empatará com os 33% de aproveitamento que teve entre a semi e a final da Libertadores da temporada passada.

Time começou mal após ter a vaga, mas se recuperou

O começo da série, entretanto, não foi promissor. O Palmeiras perdeu dois dos sete jogos que fez após conquistar a vaga - 1 a 2 diante do América-MG, fora, e 2 a 4 ante o Red Bull Bragantino no Allianz Parque.

Mas o time foi se recuperando, até chegar à atual sequência de dez pontos conquistados em 12 disputados. Se vencer o Grêmio, em Porto Alegre, no domingo, o Palmeiras vai somar quatro vitórias consecutivas e começar a se aproximar da sua melhor série no campeonato, obtida entre 27 de junho e 24 de julho, com sete Bahia, Inter, Sport, Grêmio, Santos, Fluminense e Atlético-GO.

Trata-se da mesma sequência de adversários que o time vem enfrentando, mas de modo espelhado —o que foi jogo fora virou jogo em casa e vice-versa—, com a inserção de um jogo com o Ceará, resgatado da última rodada do 1º turno.

O Palmeiras enfrenta o Grêmio no domingo (31), em Porto Alegre, às 16h. O time do técnico Vágner Mancini corre sério risco de rebaixamento, com 26 pontos, na penúltima posição.