Topo

OPINIÃO

RMP: "Escalação do Diego é o símbolo da incompetência do Renato Gaúcho"

Do UOL, em São Paulo

28/10/2021 04h00

A eliminação da Copa do Brasil para o Athletico ampliou as críticas sobre o trabalho de Renato Gaúcho à frente do Flamengo. Uma das principais foi a manutenção de Diego entre os titulares da equipe. O meio-campista não teve uma boa atuação na derrota por 3 a 1 para o Fluminense, no último sábado, pelo Brasileirão. Mantido na equipe, ele voltou a ter participação discreta diante do Furacão

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Mengão, os jornalistas André Rocha e Renato Maurício Prado criticaram Renato Gaúcho por insistir em escalar Diego. Para eles, a falha foi agravada pela posição na qual o meio-campista atuou contra o Athletico: como segundo volante, o que fez Andreas Pereira jogar mais avançado.

"Para mim, a escalação do Diego é o símbolo da incompetência do Renato Gaúcho. É o ponto crucial da história. Se não tivesse escalado o Diego, não perderia? Não sei, mas o primeiro tempo certamente teria sido diferente. O Andreas Pereria, no final do jogo, quando veio para trás, melhorou. Como um técnico não vê isso? Ele diz que prefere jogar como segundo volante e como não vê que é melhor colocá-lo nessa posição? Bota o Vitinho, o Everton Ribeiro deslocado, mas não pode botar o Diego e mandar o Andreas Pereira para a frente. Isso é erro básico. É realmente lamentável", criticou Renato.

Rocha ressaltou o lado físico do meio-campista e citou uma jogada na qual o jogador não conseguiu acompanhar o ritmo dos companheiros. "Houve um contra-ataque no qual o Diego estava se arrastando em campo. Foi algo deplorável. Ele pedindo para ficar... Não era para ficar. O Flamengo já estava em desvantagem e a substituição óbvia era botar Michael ou Vitinho e tirar o Diego. Ali a coisa já foi muito lamentável para o Flamengo", apontou.

Para Renato, o meio-campista deveria ficar no banco de reservas. "Quando vi a escalação com o Diego de novo, pensei que estava mal. O que ele achou? O Diego jogou pessimamente no primeiro tempo do Fla-Flu, mas aquilo foi um momento fora do normal? O Diego já não está jogando há muito tempo. Pode até ser uma arma para o banco, mas começar como titular... Ele perdeu todas as bolas no Fla-Flu e voltou a perder hoje [ontem]", observou.

Renato também questionou a influência de Diego sobre o elenco e o treinador. "Nos primeiros 30 minutos, o Diego teve uma atuação idêntica à que teve contra o Fluminense, que levou o Renato a tirá-lo no intervalo. Como ele o escala hoje [ontem]? Em determinado momento, o Renato pensou em tirar o Diego, que lhe pediu para esperar. Quer dizer que o técnico do Flamengo é o Diego, e não o Renato?", completou.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será no sábado (30), logo após a partida contra o Atlético-MG pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.