Topo

Atlético-MG

Everson completa 410 dias da estreia pelo Galo e fará 85º jogo contra o Fla

Everson vive a temporada mais brilhantes da carreira e pode coroá-la com dois títulos nacionais - Pedro Souza/Atlético
Everson vive a temporada mais brilhantes da carreira e pode coroá-la com dois títulos nacionais Imagem: Pedro Souza/Atlético

Henrique André

Do UOL, em Belo Horizonte

28/10/2021 12h00

Contratado pelo Atlético-MG em 10 de setembro do ano passado, quando vivia litígio com o Santos, o goleiro Everson deixou para trás a desconfiança do torcedor e se tornou peça irretocável no alvinegro nestes 410 dias. Vivendo a melhor temporada da carreira, o paulista de 31 anos completará 85 jogos pelo Galo no duelo de sábado (30), contra o Flamengo, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Pedido por Jorge Sampaoli, comandante do alvinegro até o início deste ano, Everson também recebeu telefonema especial de Cuca, quando o atual treinador atleticano era o "dono da prancheta" no Peixe. Contudo, acreditando no projeto do time mineiro e querendo dar novo rumo à carreira, ele optou por trocar a Vila Belmiro pela Cidade do Galo. E, pelos números alcançados, hoje tem a certeza de ter feito a escolha certa.

Titular absoluto desde 13 de setembro de 2020, três dias após ter desembarcado em Minas Gerais, o goleiro que, além de bom com as mãos, tem como ponto forte a qualidade com os pés, foi terceiro colocado no Brasileirão passado, campeão mineiro nesta temporada e peça-chave da equipe nas competições mais importantes em disputa. Apesar da queda nas semifinais da Libertadores, ele foi carrasco de Boca Juniors e River Plate, nas oitavas e quartas de final.

Finalista da Copa do Brasil e líder do Campeonato Brasileiro com o Galo, Éverson tem a possibilidade de, pela primeira vez na carreira, conquistar um caneco nacional - curiosamente, ele já disputou as quatro divisões da competição. O prêmio, inclusive, pode ser dobrado. Em 84 partidas feita pelo Atlético-MG até o momento, ele acumula 51 vitórias, 19 empates e 14 derrotas; o aproveitamento é de 68%.

Seleção Brasileira e muralha no Brasileirão

Considerado um dos melhores da posição no país, o arqueiro de barbas longas foi lembrado por Tite e, apesar de figurar entre os suplentes, teve a oportunidade de realizar o sonho de defender a seleção brasileira nos duelos contra Chile, Argentina e Peru, nas Eliminatórias para a Copa de 2022.

Peça importante do sistema defensivo atleticano, Everson levou 68 gols desde que chegou ao Galo. No Brasileiro deste ano, foram 20 em 27 partidas realizadas; o número, inclusive, coloca o atual líder da competição mais importante do país como a defesa menos vazada da primeira divisão.

Atlético-MG