Topo

Grêmio tenta título inédito na base; veja cinco destaques do time

Elias (segundo da esq para direita), de 19 anos, é artilheiro do campeonato e puxa fila dos destaques  - Renan Jardim/Grêmio
Elias (segundo da esq para direita), de 19 anos, é artilheiro do campeonato e puxa fila dos destaques Imagem: Renan Jardim/Grêmio

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

27/10/2021 11h00

Grêmio e Ceará jogam hoje (27), em Porto Alegre, o segundo jogo da final do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. A partida, na Arena do Grêmio, é a chance de o clube gaúcho obter conquista inédita nas categorias de base. O UOL Esporte mostra nomes destacados na campanha e que podem receber chances no time principal.

A partida deverá ser acompanhada por Vagner Mancini, treinador do time principal do Grêmio. O técnico estará de olho em opções para a reta final do Campeonato Brasileiro e luta contra o rebaixamento.

Jhonata Varela

Volante que também atua na lateral esquerda, Varela ganhou novo contrato em junho. A renovação veio na esteira de boas atuações na base e avaliação sobre o potencial do jogador. Contratado do ABC-RN em 2017, é considerado um dos principais jogadores de meio-campo da base gremista nos últimos anos.

Bitello

Aos 21 anos, volante com visão de jogo e no estilo Maicon e Arthur, Bitello se consolidou como pilar na construção do time. Contratado em negócio com o Cascavel, em 2018, é elogiado pela capacidade de distribuir o jogo. Nos últimos meses, evoluiu no jogo defensivo e força física.

Vini Paulista

Meia-atacante pela esquerda, ele recebe elogios pelos dribles e agilidade. Fez gols importantes nas fases anteriores com boa finalização. A dose de técnica na hora de concluir, e presença perto (ou dentro) da área chamam atenção. Aos 20 anos, mantém a linha sucessória de jogadores da função que despontaram na base gremista nos últimos anos, como Pedro Rocha, Pepê e Everton Cebolinha.

Pedro Lucas

Meia-atacante é um dos grandes nomes do time no campeonato, ao lado de Elias. Recentemente, deu sinais de evolução física e ganho de força. A composição física foi justamente um dos pontos criticados quando esteve no grupo principal. Aos 19 anos, aclamado na base como principal destaque técnico do setor. Boa visão de jogo, passe curto e passe longo. Foi campeão mundial sub-17 com a seleção brasileira e goza de ótimo cartaz no mercado da bola, dentro e fora do Brasil.

Elias

Artilheiro do campeonato, atacante já faz parte do elenco principal como alternativa ofensiva. Elias tem histórico como meia-atacante pelos lados, mas recentemente passou a atuar perto do gol. A velocidade, força e finalização são características que se destacam. Aos 19 anos, é o principal nome do elenco e será observado de perto por Vagner Mancini, por conta das ausências de Ferreira (suspenso) e Miguel Borja (cláusula contratual).